Quando falamos nas transformações que os bancos digitais estão promovendo na sociedade, vêm à nossa cabeça os termos bancarização, praticidade e custo. E faz sentido!
Segundo pesquisa Febraban de 2021, internet e mobile banking são os meios escolhidos para oito em cada dez pagamentos de contas e para nove em cada dez contratações de crédito. Contudo, outra transformação patrocinada por esses novatos, mas que voa abaixo dos radares, é a educação financeira.
A falta de informação clara – as famosas letras miúdas – gera altos lucros para as instituições financeiras. Quanto menos conhecimento por parte do cliente, mais ganhos. Era normal pagar 9 reais por uma TED ou investir na poupança.
Era! As fintechs e os bancos digitais sabem que a falta de informação e, pior, a desinformação fazem com que os clientes dos bancos tradicionais tenham medo de testar novos canais e novas opções. Para combater isso, a educação financeira tem papel relevante, com informações didáticas sobre serviços, investimentos e planejamento financeiro, por meio de artigos, vídeos, lives e TV.
Com mais educação financeira, quem ganha é o consumidor, que se torna apto a fazer escolhas melhores sobre sua vida financeira.
Liao Yu Chieh, sócio e educador financeiro do C6 Bank
(Artigo publicado no Informativo CB Bancos Digitais 2021)
Insights Ed. 16
Editorial – Ranking Onboarding Digital e a importância da experiência do consumidor
1. Vencedores do Ranking de Onboarding Digital 2021
2. CX: por uma boa experiência nos aplicativos dos bancos
3. Tendência: aumenta o número de contas por usuário
4. Tendência: migração para o digital
5. Tendências: segurança e open banking
Ponto de vista – O conhecimento transforma