Insights 5 | Artigo: Transformação, adaptação e transposição. Você está pronto?

Raio X PBT 2022: iniciativas em blockchain

A temática do uso da blockchain no ecossistema financeiro foi introduzida na 17ª edição do Anuário Brasileiro de Bancos em matéria assinada pela jornalista especialista no assunto, Cláudia Mancini (BlockNews). Ela apontou o uso da tecnologia para processos internos e na oferta de produtos ligados aos criptoativos como as principais formas de aplicação da blockchain no setor financeiro nos dias atuais.

A argumentação para o aumento dessa demanda está no fato de que mesmo desinteressados pela solução no início dessa jornada – que teve início em 2008 -, o olhar dos bancos se voltou para a tecnologia ao reconhecerem que  os conceitos de criptografia trabalhados ajudam a elevar a segurança, assim como sua característica de descentralização é o que permite maior rapidez e menor custo em comparação aos sistemas tradicionais dos bancos. 

“A blockchain facilita o registro das transações, impossibilitando sua adulteração. Assim, garante maior segurança e transparência. Com isso, pode ser usada para assegurar a veracidade de operações financeiras, reduzir custos e até o tempo que essas operações levam hoje para serem concretizadas”, afirma a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) na matéria. 

O conteúdo foca na custódia de criptos como área de potencial para os bancos, na questão da regulamentação e também na proposta do real digital (se você quer ler na íntegra, clique aqui e baixe o 17º ABB). 

Em meio a tudo isso, logo nas primeiras linhas, uma série de instituições financeiras que já possuem iniciativas nesse sentido são citadas. Hoje, trazemos um conteúdo complementar inédito que detalha algumas dessas iniciativas. As informações foram fornecidas no questionário qualitativo de participação espontânea criado pela Cantarino Brasileiro, que gerou também as páginas da sessão “Panorama dos Bancos” (Raio X).

No total, 19 de 37 instituições financeiras* abordadas forneceram informações sobre suas áreas de inovação e tecnologia. Desse total, seis (31%)  declararam ter algum tipo de iniciativa em blockchain: Banco BV, Banco do Brasil, Sicredi, Santander, Itaú e Bradesco. Acompanhe os detalhes!

class=wp-image-16584

* Acompanhe nosso webinar sobre os investimentos em startups relacionadas a blockchain e criptos aqui.

Compartilhe

Notícias relacionadas

Uncategorized
Terceirização das ATMs ganha nova perspectiva no Brasil
Caminho alternativo já é realidade nos mercados mais maduros; no Brasil, a
Uncategorized
Máquinas de autoatendimento avançam na sigla ESG
Além da questão social amplamente discutida, a tecnologia têm
Uncategorized
Inovação e inclusão financeira nos bancos digitais norteiam próximo webinar
Evento será realizado na quinta-feira, dia 30; na semana seguinte, discussão será retomada sob a...
Uncategorized
Metaverso, blockchain e transformação digital dos bancos pautam 17ªedição do ABB
Programação do segundo semestre será estreada com lançamento do

Assine o CANTAnews

Não perca a oportunidade de saber todas as atualizações do mercado, diretamente no seu e-mail

plugins premium WordPress
Scroll to Top