Reflexo da bancarização e da crescente competitividade do setor nos últimos anos, outra tendência apontada pelo Ranking de Onboarding Digital 2021 é o aumento da média de contas por usuários.
O estudo revelou que existem mais de 250 milhões de contas digitais abertas no Brasil, sendo que pelo menos 115 milhões delas foram abertas entre janeiro e setembro de 2021. O número supera o número de habitantes do país e comprova a tendência de um mesmo usuário ter cada vez mais contas abertas no seu nome.
Em suma, os dados mostram que o número médio de instituições bancárias utilizadas por pessoa tem aumentado ao longo dos anos. Na primeira edição (2019), a média era de 2,1 instituições por pessoa. Em 2021, a média foi de 3,9.
Além disso, quanto maior a renda e o nível de escolaridade, mais contas a pessoa tende a abrir, segundo os dados.
Por outro lado, a chegada de novos players no segmento de Challenger Banks (instituições 100% digitais), estimulou a bancarização de pessoas com menor escolaridade e de classes sociais mais baixas. Na comparação com o estudo anterior, destaca-se o aumento de contas abertas na classe C (38,9%).
No total, 64% dos entrevistados admitiu ter contas tanto em bancos tradicionais quanto em bancos digitais. O resultado aponta para uma evolução nesse comportamento, visto que na primeira edição representava 40,5% e, no ano de 2020, 59,1%.
Insights Ed. 16
Editorial – Ranking Onboarding Digital e a importância da experiência do consumidor
1. Vencedores do Ranking de Onboarding Digital 2021
2. CX: por uma boa experiência nos aplicativos dos bancos
3. Tendência: aumenta o número de contas por usuário
4. Tendência: migração para o digital
5. Tendências: segurança e open banking
Ponto de vista – O conhecimento transforma