Jovens reduzem uso da poupança e ampliam diversificação, diz ANBIMA

Geração Z e millennials apostam em ativos digitais e fundos, enquanto boomers mantêm perfil conservador

A 8ª edição do Raio X do Investidor Brasileiro, pesquisa da Anbima em parceria com o Datafolha, mostra que os millennials (29 a 43 anos) e a Geração Z (15 a 28 anos) estão se afastando da poupança e diversificando suas aplicações, com destaque para fundos de investimento, títulos privados e moedas digitais, enquanto os Boomers (64 anos ou mais) permanecem fiéis às opções mais conservadoras.

“Os millenials e a Geração Z são investidores mais conectados, que buscam informação em canais digitais e estão dispostos a diversificar. Essa mudança estrutural tende a impactar os produtos ofertados pelo mercado”, afirma Marcelo Billi, superintendente de Sustentabilidade, Inovação e Educação da Anbima.

A poupança, por exemplo, segue como o produto financeiro mais popular; entretanto, sua preferência entre os investidores vem caindo ano a ano. Atualmente, 32 milhões de brasileiros investem exclusivamente nela, mas outros 27 milhões já aplicam em dois ou mais produtos. De acordo com a 8ª edição do Raio X do Investidor, 23% dos investidores têm poupança, 2 pontos percentuais a menos que na pesquisa anterior.

Digitalização como motor da mudança

 

A preferência por canais digitais também acompanha esse novo perfil. Aplicativos de bancos são o principal meio de investimento para 49% dos brasileiros, número que salta para 68% entre a Geração Z e 61% entre os Millennials. Na busca por informação, os mais jovens recorrem principalmente ao YouTube e ao Instagram, deixando meios tradicionais como TV, jornais e rádio em segundo plano.

O YouTube lidera como principal fonte de informação entre os mais jovens, com 57% da preferência entre a Geração Z e 43% entre os Millennials. O Instagram aparece em segundo lugar. Ferramentas como WhatsApp e e-mail começam a perder espaço, enquanto os podcasts seguem em alta.

Estresse financeiro afeta gerações em fase produtiva

 

A pesquisa também revela que os Millennials e a Geração X (44 a 63 anos) são os grupos que mais sentem os impactos do estresse financeiro. Entre os Millennials, 57% relatam alto nível de estresse, enquanto na Geração X esse índice é de 53%. Já entre os Boomers, 39% dizem ter baixo nível de estresse.

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