Fazenda prevê perda de 65 mil empregos no Brasil com tarifaço de Trump

Estudo estima impacto inicial de 138 mil vagas, mas governo espera reduzir danos com pacote de socorro

O Ministério da Fazenda divulgou nesta quinta-feira (11) que os efeitos do tarifaço de 40% imposto pelo presidente Donald Trump sobre produtos brasileiros podem resultar na perda de 65 mil empregos até dezembro de 2026, sendo a indústria o setor mais atingido.

O alerta consta no boletim macrofiscal, publicação que reúne projeções de crescimento do PIB, inflação e análise do setor externo, segundo o portal InfoMoney. A edição trouxe uma simulação específica sobre os impactos das novas sobretaxas dos Estados Unidos.

De acordo com o estudo, as tarifas poderiam eliminar 138 mil vagas de trabalho: 71,5 mil na indústria, 51,8 mil em serviços e 14,7 mil na agropecuária. No entanto, os técnicos da Fazenda afirmam que o impacto deve ser menor graças às medidas de mitigação do governo. 

“Impactos setoriais relevantes, mas efeitos macroeconômicos mitigados pela política pública, preservando cadeias produtivas e incentivando a diversificação exportadora”, destacou a pasta.

O pacote de socorro, batizado de “Brasil Soberano”, prevê linhas de crédito mais baratas, incentivo à manutenção de empregos e compras governamentais. Com essas ações, a estimativa é de que a perda de postos de trabalho seja reduzida pela metade, ficando em 65 mil entre agosto de 2025 e dezembro de 2026.

As simulações apontam que as sobretaxas devem atingir cerca de 40% das exportações brasileiras para os EUA, prejudicando especialmente setores como cimento e minerais não metálicos; máquinas, eletrônicos e móveis; produtos de metal; químicos e farmacêuticos; madeira e papel; metalurgia; e têxteis e vestuário.

Apesar da gravidade no mercado de trabalho, a Fazenda avalia que os efeitos macroeconômicos serão mais brandos: o impacto esperado sobre o PIB é de apenas 0,1 ponto percentual, sem choques relevantes sobre a inflação medida pelo IPCA.

Compartilhe

Notícias relacionadas

TOP 6
Bancos tradicionais superam digitais em engajamento de apps
Estudo da RankMyApp revela que os “bancões” mantêm maior uso e fidelidade nos aplicativos Os...
TOP 6
Vivo Ventures faz maior aporte e investe R$ 35 mi na fintech Asaas
Investimento estratégico mira expansão de negócios e sinergia entre as empresas em canais e clientesA...
TOP 6
Jovens reduzem uso da poupança e ampliam diversificação, diz ANBIMA
Geração Z e millennials apostam em ativos digitais e fundos, enquanto boomers mantêm perfil conservador...
TOP 6
BC obriga bancos a bloquear contas suspeitas de fraude
Nova norma exige rejeição imediata de transações para contas ligadas a golpes O Banco Central...

Assine o CANTAnews

Não perca a oportunidade de saber todas as atualizações do mercado, diretamente no seu e-mail

Rolar para cima