Zero é o nível de tratamento dos dados para LGPD em 25% das empresas

Zero é o nível de tratamento dos dados para LGPD em 25% das empresas

Por Edilma Rodrigues

Diagnóstico da ACSoftware, empresa de tecnologia e serviços para gestão de TI e segurança da informação, apura uma situação preocupante: em 25% das empresas pesquisadas não são realizados qualquer tipo de tratamento dos dados, ou seja, o nível é zero para este quesito. O estudo, feito com 62 empresas de médio e grande porte, também constatou que apenas 19% das companhias iniciaram trabalhos de adequação e outros 20% não têm o conhecimento necessário sobre a aplicação da nova lei de proteção de dados pessoais. 

Para o diagnóstico, a ACSoftware aplicou questionários e entrevistas a equipes destacadas nas empresas para responder pela adequação à LGPD e verificou que as ações de segurança por parte delas apresentaram a melhor resposta, com 45% das organizações com ações efetivas e uso de serviços e tecnologias para a segurança dos dados. “As empresas que possuem trilhas de auditoria de segurança representam 30% do total”, explica nota enviada à imprensa.

Segundo o VP de vendas e marketing da ACSoftware, Dyogo Junqueira, o diagnóstico permitiu chegar a uma visão sobre como as empresas estão se comportando diante da necessidade da adequação às novas regras. Encontrar um quarto das empresas, 25%, que não possuem quaisquer ações para tratamento dos dados chama a atenção para uma situação muito preocupante. Esperávamos encontrar uma baixa resposta a partir do diagnóstico, mas este item, de fato, nos pegou de surpresa. Acreditamos que a divulgação deste número sirva de alerta para as companhias que necessitam se adequar à LGPD, que já está em vigor e exige muita atenção das empresas e de seus gestores,” comenta o executivo. 

A metodologia do diagnóstico para LGPD 

O diagnóstico aplicado pela ACSoftware inclui a análise do nível de conhecimento e tratamento de dados, inventário de ferramentas de software e identificação dos artigos da lei aos quais as organizações empresariais conseguem se adequar a partir das tecnologias que já possui e aponta as que estariam faltando. O primeiro passo para a adequação é as empresas conhecerem os dados que estão em seu poder e como devem realizar o manuseio das informações pessoais de seus clientes. Os números revelados pelo nosso diagnóstico apontam que as empresas ainda têm um longo caminho a percorrer, finaliza Dyogo Junqueira.

Mais informações: www.acsoftware.com.br/lgpd 

Com informações da assessoria de imprensa

Compartilhe

Notícias relacionadas

Blog
Mudança na natureza jurídica da ANPD fortalece aplicação da LGPD
Por Edilma Rodrigues A Medida Provisória (MPV) nº 1.124, de 13 de junho de 2022 assinada pelo...
Blog
Mercado Pago usa tecnologia de segurança da Mastercard para criptos
A carteira digital do Mercado Livre, o Mercado Pago, vai usar
Blog
Ant Group lança banco digital para micro, pequenas e médias empresas em Singapura
O ANEXT Bank, banco digital de atacado de Singapura e parte do Ant Group, anunciou...
Blog
Cetelem vai reduzir 6 mil toneladas de CO² com emissão de cartões reciclados
O Banco Cetelem Brasil emitiu cerca de 370 mil cartões de plástico reciclado, desde o...

Assine o CANTAnews

Não perca a oportunidade de saber todas as atualizações do mercado, diretamente no seu e-mail

plugins premium WordPress
Scroll to Top