XP Inc., Romero Rodrigues e Headline se unem para criar fundo VC

XP Inc., Romero Rodrigues e Headline se unem para criar fundo VC

Por Edilma Rodrigues

Depois de uma jornada de grande liquidez à frente da Redpoint eventures no Brasil, o empresário e investidor Romero Rodrigues, que conquistou notoriedade como fundador do Buscapé, anuncia a união da Headline, gestora de venture capital recém-criada, com a XP Inc. e, juntos, lançam a Headline no Brasil, um novo fundo de venture capital.

A VC chega ao mercado associando a estrutura operacional e os ativos da XP e o track record e plataforma tecnológica da Headline Global, desenvolvidos nos últimos 20 anos. Além da experiência de Rodrigues, que em sete anos na coliderança da Redpoint eventures somou R$ 1,5 bilhão sob sua gestão com investimentos em startups como os unicórnios Creditas, Gympass, Rappi e Olist. 

“Essa combinação única vai assegurar uma incomparável vantagem competitiva para atração de startups com alto potencial de escala no país e no mercado internacional”, informam as empresas em nota.

Foco em startups early-stage

Sob o comando de Rodrigues, o plano da Headline é apoiar com capital, mentoria e network os melhores founders do Brasil. O próximo fundo, que deve ser captado em breve, terá foco na mesma estratégia do Redpoint eventures 1 e Redpoint eventures 2 de investimentos em startups early-stage.

A prospecção de startups da Headline vai usar como um ativo a plataforma da XP, com mais de 9 mil assessores de investimento, consultores e family offices para potencializar a originação de negócios. “Teremos capacidade de nos conectar com startups do Brasil inteiro, por meio do ecossistema de assessores existente na XP. Um dos objetivos da aliança será propagar smart capital para os founders e os times de suas startups usando todo o alcance e expertise que fez a XP tão bem-sucedida na missão de educar os brasileiros a investir”, antecipa o CEO da XP Asset Management, Bruno Castro.

Rodrigues assinala que a nova gestora tem um formato inédito: um time de gestão completamente independente com experiência de operação e investimentos em startups, uma firma de VC global trazendo os melhores insights, práticas e tecnologias, e o poder e alcance de um dos principais protagonistas do mercado financeiro brasileiro. “Nossa missão será ajudar a desenvolver o ecossistema de empreendedorismo e startups no País e democratizar o venture capital entre os investidores brasileiros. Com a XP como sócia teremos todos os recursos necessários para avançarmos nessa direção”, completa Romero Rodrigues.

O CEO da XP Inc., Thiago Maffra, comenta que a XP tem lançado iniciativas para apoiar, cada vez mais, startups de diversos tamanhos e estágios de crescimento. “Pretendemos investir em até 30 negócios diferentes por meio desse fundo. É um passo importante para o mercado de inovação brasileiro e estamos apenas no começo. Queremos conversar com milhares de startups brasileiras”, destaca Maffra.

A gestora contará ainda com a plataforma global e expertise de seus sócios internacionais, Jeff Brody fundador da Redpoint e Mathias Schilling fundador da Headline, antiga e.ventures, que seguem no comitê de investimento da gestora.

A Headline tem 22 anos de experiência em Venture Capital no Vale do Silício e escritórios em sete cidades (San Francisco, Berlim, Paris, São Paulo, Taipei, Beijing, Tokyo), em quatro continentes. Assim, ela aporta sua plataforma tecnológica proprietária, que usa análise quantitativa de bilhões de dados para identificar as startups que estão no ponto de inflexão de crescimento ideal para o investimento do fundo e maximização do retorno.

“Construímos pontes de conhecimento entre as diferentes regiões para acelerar o sucesso e o crescimento do portfólio. A dor que um founder tem no Brasil já pode ter sido resolvida por outro que está no Vale, em Pequim ou em Berlim. Ao promovermos esta conexão ambos se beneficiam e reunimos informações estratégicas para nossa tomada de decisão de investimentos”, finaliza o fundador da Headline, Mathias Schilling.

Com informações da assessoria de imprensa

Compartilhe

Notícias relacionadas

Blog
Mudança na natureza jurídica da ANPD fortalece aplicação da LGPD
Por Edilma Rodrigues A Medida Provisória (MPV) nº 1.124, de 13 de junho de 2022 assinada pelo...
Blog
Mercado Pago usa tecnologia de segurança da Mastercard para criptos
A carteira digital do Mercado Livre, o Mercado Pago, vai usar
Blog
Ant Group lança banco digital para micro, pequenas e médias empresas em Singapura
O ANEXT Bank, banco digital de atacado de Singapura e parte do Ant Group, anunciou...
Blog
Cetelem vai reduzir 6 mil toneladas de CO² com emissão de cartões reciclados
O Banco Cetelem Brasil emitiu cerca de 370 mil cartões de plástico reciclado, desde o...

Assine o CANTAnews

Não perca a oportunidade de saber todas as atualizações do mercado, diretamente no seu e-mail

plugins premium WordPress
Scroll to Top