XP Inc. compra participação na fintech Antecipa e entra no mercado de antecipação de recebíveis

XP Inc. compra participação na fintech Antecipa

Por Edilma Rodrigues

A XP Inc. anuncia hoje (30) a aquisição de participação majoritária na fintech Antecipa, plataforma digital de antecipação de recebíveis. Para a XP Inc., a aquisição é uma oportunidade para ampliar a grade de produtos e reforçar a presença nos segmentos middle e corporate no Brasil, possibilitando à companhia seguir o mesmo caminho de transformação realizado no varejo, na alta renda e em Private. O fechamento da operação está sujeito ao cumprimento de determinadas condições precedentes, incluindo a autorização prévia do Banco Central do Brasil, nos termos da regulamentação aplicável.

Os fundadores da Antecipa, Camilo Telles e Michel Borges, terão 100% de independência na gestão do negócio, contando com a estrutura, a solidez e, principalmente, o acesso à base de clientes da XP Inc. para acelerar o crescimento da plataforma. “Ao ter a XP para nos apoiar, com toda a sua solidez e credibilidade, não temos dúvidas de que temos totais condições para crescer exponencialmente nesse mercado, afirma Telles.

Para o CFO da XP Inc., Bruno Constantino, apesar de a Antecipa atuar em um mercado que conta com a participação de grandes players, há ainda uma série de ineficiências que podem ser eliminadas. Entrar neste segmento tão relevante em um momento como o atual, no qual as empresas estão precisando minimizar custos e apoiar os seus fornecedores, é uma grande oportunidade para a XP, inclusive colaborando para uma retomada mais rápida da nossa economia.”

Fundada em 2015, a fintech recebeu seu primeiro investimento em setembro de 2019, liderado pela Redpoint eventures. Quando investimos na Antecipa, tínhamos a confiança de que o modelo inovador da empresa e o empreendedor experiente seriam capazes de mudar o mercado de antecipação de recebíveis. A aquisição pela XP evidencia a confiança nesta tese e dá à Antecipa uma musculatura única para continuar crescendo, pondera Rodrigo Baer, sócio da Redpoint eventures, gestora de Venture Capital.

Plataforma integra fornecedores e compradores
A plataforma da Antecipa integra fornecedores e compradores, proporcionando a possibilidade de financiamento entre as empresas, sem necessariamente ter um banco como intermediário. Dessa forma, o spread bancário, que, antes era destinado para esse intermediário, pode ser absorvido tanto pelo comprador, quanto pelo fornecedor, minimizando o custo da operação como um todo. A empresa determina a taxa de desconto de forma dinâmica para cada transação, eliminando as ineficiências dos sistemas atuais. Por meio de algoritmos próprios, a solução garante a maximização do retorno do fluxo de caixa dessas companhias, buscando um preço justo para cada transação e um processo ágil e inteligente para o desembolso dos recursos aos fornecedores.

Com informações da assessoria de imprensa

Compartilhe

Notícias relacionadas

Blog
Mudança na natureza jurídica da ANPD fortalece aplicação da LGPD
Por Edilma Rodrigues A Medida Provisória (MPV) nº 1.124, de 13 de junho de 2022 assinada pelo...
Blog
Mercado Pago usa tecnologia de segurança da Mastercard para criptos
A carteira digital do Mercado Livre, o Mercado Pago, vai usar
Blog
Ant Group lança banco digital para micro, pequenas e médias empresas em Singapura
O ANEXT Bank, banco digital de atacado de Singapura e parte do Ant Group, anunciou...
Blog
Cetelem vai reduzir 6 mil toneladas de CO² com emissão de cartões reciclados
O Banco Cetelem Brasil emitiu cerca de 370 mil cartões de plástico reciclado, desde o...

Assine o CANTAnews

Não perca a oportunidade de saber todas as atualizações do mercado, diretamente no seu e-mail

plugins premium WordPress
Scroll to Top