Vórtx QR Tokenizadora inicia era dos tokens mobiliários regulados do país

Vórtx QR Tokenizadora inicia era dos tokens mobiliários regulados do país

Por Blocknews*

Começou oficialmente nesta terça-feira (1) a negociação dos primeiros tokens mobiliários regulados, ou valores mobiliários digitais (VMD) regulados do Brasil. A Vórtx QR Tokenizadora começou sua operação com a emissão de 74 mil tokens de debêntures – tipo de captação de recursos por empresas – da Salinas, holding da área de saúde, e de 8 mil tokens de cotas do QR Rispar Crédito Cripto I – Fundo de Investimento em Direitos Creditórios (FIDC) da QR Asset que tem lastro em bitcoin.

O lançamento é histórico porque criou-se algo novo e abre possibilidades para empresas de médio porte captarem recursos. Para os investidores, representa oportunidade de diversificar portfolio. Além disso, aproxima o mundo cripto e o de finanças convencionais, tanto que o Itaú comprou os tokens de debêntures e vai colocá-los no mercado secundário na plataforma. Dessa forma, sinalizou ao mercado que confia no produto.

As negociações começaram com produtos de renda fixa, ou seja, que têm menor risco e mais previsibilidade do rendimento. Além de debêntures e cotas de fundos, a empresa diz ver demanda para tokens de Certificados de Recebíveis do Agronegócio (CRAs) e de Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRIs). Portanto, a avalia lançar esses também se a CVM permitir, disse Thiago Shober, Head de Novos Negócios da Vórtx QR Tokenizadora.

As empresas não informaram a estimativa de transações na plataforma. “Estamos construindo um campo novo”, disse Juliano Cornacchia, CEO da Vórtx. Mas, completou que operar só debêntures e fundos fechados é pouco. Além disso, “o futuro é ter interoperabilidade entre as plataformas”. E uma dessas interoperabilidades poderá ser com a Basement, quando entrarem em ações. A Vórtx acabou de investir na startup, que tem sistemas para investidores controlarem suas participações acionárias em empresas.

Leia artigo completo no site da Blocknews.

* A Blocknews é parceira da Cantarino Brasileiro no 1º Blockchain Finance Brasil, um webinar que vai desmistificar esse universo e mostrar suas oportunidades aos players do ecossistema financeiro. Inscreva-se e participe!

Compartilhe

Notícias relacionadas

TOP 6
Inteligência Artificial pode contribuir em até 5,4% do PIB da América Latina até 2030
Segundo relatório da Allianz Trade número fica atrás dos Estados Unidos e Canadá, que devem...
TOP 6
Valid lança primeiro cartão bancário 100% em braille no Brasil
Os cartões já estão disponíveis para os clientes do Banco do Brasil (BB); equipamento inédito...
TOP 6
Embratel amplia solução de conectividade via satélite para fornecer redundância
Serviço de Banda Larga via satélite proporciona uma camada adicional de backup à rede das...
TOP 6
Banco Central publica próximos passos da regulação de criptoativos
A infraestrutura criada para o Piloto com Tecnologia de Registro Distribuído (DLT) passará a testar...

Assine o CANTAnews

Não perca a oportunidade de saber todas as atualizações do mercado, diretamente no seu e-mail

plugins premium WordPress
Scroll to Top