Volume de cheques compensados por ano diminui quase 80% em duas décadas

A Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN) divulgou nesta semana a informação de que o número de cheques compensados no Brasil em 2015 foi de 672 milhões. Este total, segundo a instituição, representa uma redução de 79,84% em relação ao montante registrado no ano de 1995, quando foram compensados 3,3 bilhões de cheques.

As estatísticas têm como base a Compe – Serviço de Compensação de Cheques e revelam que o cliente bancário, cada vez mais, tem deixado de usar cheques e optado por outros meios de pagamento, em especial as transferências eletrônicas.

A queda do número de cheques compensados no período ocorreu num momento de grande expansão do número de contas correntes no País. Pesquisa FEBRABAN de Tecnologia Bancária revelou que o total de contas correntes no Brasil, em 1995, totalizava 39 milhões, número que passou para 108 milhões em dezembro de 2014.

Levantamento realizado pela FEBRABAN com sete das principais instituições financeiras do País (Banco do Brasil, Banrisul, Bradesco, Caixa, HSBC, Itaú e Santander) revelou que as operações bancárias realizadas por internet banking e mobile banking responderam por 58,5% do total das operações realizadas no sistema bancário no primeiro semestre de 2015.

“Os números revelam que o cliente bancário tem acompanhado a evolução tecnológica dos meios de pagamento digitais no Brasil, que crescem exponencialmente a cada ano”, avalia Walter de Faria, diretor adjunto de operações da FEBRABAN.

Compartilhe

Notícias relacionadas

Blog
Mudança na natureza jurídica da ANPD fortalece aplicação da LGPD
Por Edilma Rodrigues A Medida Provisória (MPV) nº 1.124, de 13 de junho de 2022 assinada pelo...
Blog
Mercado Pago usa tecnologia de segurança da Mastercard para criptos
A carteira digital do Mercado Livre, o Mercado Pago, vai usar
Blog
Ant Group lança banco digital para micro, pequenas e médias empresas em Singapura
O ANEXT Bank, banco digital de atacado de Singapura e parte do Ant Group, anunciou...
Blog
Cetelem vai reduzir 6 mil toneladas de CO² com emissão de cartões reciclados
O Banco Cetelem Brasil emitiu cerca de 370 mil cartões de plástico reciclado, desde o...

Assine o CANTAnews

Não perca a oportunidade de saber todas as atualizações do mercado, diretamente no seu e-mail

plugins premium WordPress
Scroll to Top