Visa lança QR Code interoperável

Visa lança QR Code interoperável

Por Edilma Rodrigues

A Visa lança solução de pagamento interoperável de códigos QR, que permite que consumidores e estabelecimentos comerciais paguem e aceitem pagamentos vinculando seus cartões de crédito, débito ou pré-pagos Visa aos seus dispositivos móveis por meio do código QR. Nesta primeira fase, a solução será implementada no Uruguai, mas a empresa garante que vai chegar ao restante da América Latina em breve.

Uma das vantagens da solução, baseada nos padrões da indústria pelo protocolo EMV®, é que ela ultrapassa as limitações dos programas baseados em sistemas não interoperáveis. E habilita a aceitação em qualquer lugar, o que propicia aos usuários uma experiência consistente, fluida e com os padrões globais de segurança, interoperabilidade e confiabilidade da Visa.

A Visa explica que a nova tecnologia de pagamentos é uma solução QR interoperável básica e acessível a todos os participantes do ecossistema, o que evita o surgimento de vários modelos de códigos QR que operam com base em conceitos e mecanismos de segurança próprios.

Para o consumidor, a experiência de pagamento é a mesma – como uma transação de pagamento por aproximação realizada com o cartão em uma loja física. Para o estabelecimento comercial, no entanto, ela oferece um terminal de pagamento virtual, fácil de usar e que aproveita a infraestrutura de pagamento existente. 

Para os bancos emissores, o benefício é que a solução permite a ativação de mais consumidores, melhorando o engajamento e fidelização dos clientes assim como para os credenciadores, que expandem a aceitação para novos segmentos antes não atendidos. 

O vice-presidente de soluções e inovação da Visa, Percival Jatobá, explica que, com os pagamentos digitais e por aproximação ganhando espaço no Brasil, é natural que a Visa ofereça mais opções para pagar e receber. “Este projeto é um passo significativo em nosso compromisso de simplificar a aceitação de pagamentos digitais por meio de uma solução conveniente, escalável e econômica – que ajuda a superar desafios de infraestrutura e interoperabilidade. A solução também nos ajuda a fomentar a criação de um ecossistema de aceitação menos centrado em dinheiro, acelerando a inclusão e o crescimento digital, comenta. 

Com informações da assessoria de imprensa

Compartilhe

Notícias relacionadas

Blog
Mudança na natureza jurídica da ANPD fortalece aplicação da LGPD
Por Edilma Rodrigues A Medida Provisória (MPV) nº 1.124, de 13 de junho de 2022 assinada pelo...
Blog
Mercado Pago usa tecnologia de segurança da Mastercard para criptos
A carteira digital do Mercado Livre, o Mercado Pago, vai usar
Blog
Ant Group lança banco digital para micro, pequenas e médias empresas em Singapura
O ANEXT Bank, banco digital de atacado de Singapura e parte do Ant Group, anunciou...
Blog
Cetelem vai reduzir 6 mil toneladas de CO² com emissão de cartões reciclados
O Banco Cetelem Brasil emitiu cerca de 370 mil cartões de plástico reciclado, desde o...

Assine o CANTAnews

Não perca a oportunidade de saber todas as atualizações do mercado, diretamente no seu e-mail

plugins premium WordPress
Scroll to Top