Uma pesquisa realizada pelo instituto Ibope Conecta revelou nesta semana que a falta de confiança do usuário com relação à segurança da loja on-line é o principal fator citado pelos consumidores brasileiros que não fazem compras pela internet. O temor foi citato por 56% dos entrevistados e faz parte das preocupações da indústria de pagamentos por todo o mundo.
Também nesta semana foram anunciados lançamentos de duas iniciativas para aumentar a proteção nas transações. Para reduzir o risco de fraudes em compras por cartão de crédito na Internet, a Gemalto desenvolveu uma solução de tokenização do CVV, aquele código com três dígitos que aparece impresso no verso dos cartões de crédito. A tecnologia foi batizada como Verificação de Código Dinâmico (DCV, na sigla em inglês) e consiste na geração de um novo código a cada 20 minutos. Para utilizar a solução, os bancos emissores podem produzir cartões de plástico especiais que vêm com um display onde o código é exibido ou fornecer o código através de um app móvel para o consumidor.
Já a Visa anunciou em parceira com a FireEye, a criação do Visa Threat Intelligence. Trata-se de um portal web que fornecerá aos comerciantes e emissores assinantes informações sobre ameaças em tempo real para que eles possam avaliar rapidamente e agir sobre os ciberataques mais críticos que podem violar seus sistemas de pagamento.
O vice-presidente sênior de Produtos de Risco e Business Intelligence da Visa Inc, Mark Nelsen, explicou que o Visa Threat Intelligence remove o ruído, avaliando centenas de indicadores de ameaça, oferecendo a informação mais importante e oportuna.