Responsável exclusiva pelos serviços de pagamento dos Jogos Olímpicos há 30 anos, a Visa anunciou terça-feira (26/04) que instalará 4.000 terminais POS nas principais arenas olímpicas e 11 caixas eletrônicos em parceria com o Bradesco. A bandeira está criando e gerenciando toda a infraestrutura e rede do sistema de pagamento de todas as instalações olímpicas, incluindo estádios, centros de imprensa, pontos de venda, bem como a Vila Olímpica e as Superstores Olímpicas.
Este ano, a Visa introduzirá a aceitação de novas tecnologias e inovações em todo o Rio. O foco da empresa será mostrar novas formas de pagar, inclusive por meio de wearables e celulares, dando aos fãs a opção de passar, aproximar ou inserir um cartão – ou apenas clicar – para fazer pagamentos no Rio.
“Em preparação para os Jogos Olímpicos, a Visa está transformando a forma como os fãs fazem pagamentos, dando a eles a opção de escolher como querem pagar qualquer coisa, a qualquer momento, em qualquer lugar”, diz Jim McCarthy, vice-presidente executivo de inovação e parcerias estratégicas da Visa Inc.
Considerando as tendências observadas nas últimas edições dos Jogos Olímpicos de Verão, a Visa projeta que o Brasil receberá entre 400.000 e 500.000 visitantes internacionais durante o mês de agosto. A maior parte dos viajantes internacionais deve vir da América Latina e Caribe (45%); em segundo lugar vêm os viajantes originários da Europa (30%) e depois da América do Norte (15%).
Com base nos dados históricos das edições passadas dos Jogos Olímpicos, a expectativa é que o Brasil veja os gastos per capita dos viajantes aumentar. Durante os Jogos Olímpicos de Londres 2012, cada viajante teve um gasto médio de US$1.830, montante duas vezes maior do que os gastos médios dos turistas regulares em visita ao Reino Unido no mesmo ano.