Em parceria com a Chain, a bandeira de cartões Visa anunciou no início da semana que está trabalhando no desenvolvimento de um sistema de pagamento e transferência de fundos em tempo real entre bancos e empresas baseado em blockchain. O planejamento é que a nova solução, batizada de Visa B2B Connect, chegue ao mercado já em 2017 e possa ser oferecida como alternativa para a movimentação internacional de grandes somas de dinheiro.
Atualmente este tipo de transação é controlada pela rede Swift, que além do recém anunciado projeto da Visa também já sofre a concorrência da Ripple e de outras empresas que utilizam a tecnologia blockchain.
A Visa B2B Connect irá funcionar como uma infraestrutura de registros públicos permanentes de todas as transações, emitindo notificação em tempo quase real e a finalidade do pagamento, com um sistema de blockchain privado autorizado. A infraestrutura de blockchain, na realidade, será da Chain, que irá apoiar a nova oferta, com a Visa respondendo pelo gerenciamento fim a fim. A Chain é uma startup de tecnologia especializada em blockchain, que tem participação da Visa e que reúne várias empresas por meio de uma rede para o registro de movimentação e transações financeiras.
A estratégia da Visa, que está tentando se tornar uma alternativa mais relevante na área, é oferecer o produto a partir do próximo ano para os bancos com os quais mantém parceria, para que estes possam para oferece o serviço aos seus clientes corporativos.
Atualmente a Visa possibilita pagamentos com cartões para as empresas que os utilizam em compras, tais como despesas de empregados. Com o software da Chain, denominado Chain Core, o sistema da Visa vai permitir que as empresas e os seus bancos transfiram altos valores entre si diretamente, em vez de enviar uma mensagem para cada transação através de intermediários, como bancos correspondentes, para transferir o dinheiro.