A Visa está comemorando nesta semana três anos do início das operações do São Paulo Innovation Studio, ambiente dedicado a buscar soluções para as principais necessidades dos consumidores brasileiros em parceria com emissores, credenciadores, estabelecimentos comerciais e startups.
Somente ao longo deste ano, a empresa informa que passaram pelo espaço mais de 750 pessoas. Foram realizadas 20 briefing sessions e mais 10 discovery sessions (reuniões mais aprofundadas com os clientes e parceiros).
Também aconteceram mais de 50 eventos, experience tours e 23 sessões de design sprint e de cocriação das quais 20 foram desenvolvidas e testados junto aos públicos dos clientes.
Alguns desses projetos já estão ativos ou começando a ser lançados no mercado. Com o Santander, o embrião do projeto recém-lançado Ben Visa Vale começou no estúdio de inovação. Foi o primeiro cartão com pagamento por aproximação voltado para o mercado de refeições e alimentação.
Já em parceria com a Movida, as sessões de cocriação contribuíram para repensar o modelo de check-in dos clientes no processo de retirada dos carros. Para a Fiat, o time de Inovação da Visa foi desafiado a explorar o conceito do carro como plataforma de negócios. O processo de cocriação com outras marcas foi importante para a prototipação de uma solução de pagamento fluída e segura, onde o consumidor reconhecesse a uma proposta de valor.
Os principais problemas detectados neste último ano foram relacionados à transformação digital nas empresas, desde a modernização de processos internos até o consumidor final.
“Também contribuímos bastante para a digitalização de canais de comunicação e seus fluxos de contato, além de identificar diferenciações de benefícios para produtos e soluções já existentes no mercado”, explica Erico Fileno, diretor de Inovação da Visa do Brasil.