Crédito de: freepik.com

Veracel Celulose beneficia fornecedores com adesão ao modelo de antecipação de crédito

A iniciativa, chamada de AnteciPay, é realizada em parceria com a fintech Monkey e deve movimentar R$ 9 milhões
Com o objetivo de fortalecer a estabilidade financeira de sua cadeia de fornecedores, a Veracel Celulose firmou uma parceria com a fintech Monkey tendo por objetivo facilitar o acesso a crédito das pequenas e médias empresas que prestam serviços para a companhia.
O projeto, chamado de AnteciPay Veracel, deve movimentar cerca de 9 milhões de reais em adiantamentos, em sua fase inicial. A cifra equivale a 5% do valor médio da Veracel em pagamentos mensais a fornecedores e deve ser ampliada conforme o desenvolvimento do projeto, a adesão dos participantes e as análises de risco dos bancos parceiros. 
Atualmente, a Veracel possui um total de 3.064 fornecedores cadastrados. Todos os pequenos e médios parceiros da empresa são elegíveis. Na outra ponta, bancos foram habilitados para entrar nas operações, com a garantia de pagamento dada pela Veracel.
A medida fortalece a parceria da empresa com seus fornecedores ao honrar com os seus compromissos financeiros de maneira antecipada. O processo de cadastro é simples e, a partir do contrato social, a plataforma da Monkey levanta as informações necessárias junto à Receita Federal.
Com o modelo, há também uma redução dos valores aplicados em juros e taxas às pequenas e médias empresas, uma vez que a operação ocorre de forma semelhante a um leilão reverso de crédito, em que vence o banco que oferecer a menor taxa.
“Essa iniciativa reflete nosso compromisso em sustentar relações comerciais mutuamente benéficas com nossos fornecedores e faz parte de nosso programa de Suprimentos Sustentável, uma iniciativa que pretende entregar à sociedade uma cadeia produtiva saudável e apoiar o desenvolvimento de pessoas e instituições para ampliar a competitividade das empresas de nossa região”, destaca Rodrigo Louzada, diretor Administrativo Financeiro da Veracel.
“Prover a nossa plataforma para o programa de antecipações próprio da Veracel é um privilégio. O modelo de operações em nossa plataforma é uma situação vantajosa para todas as partes envolvidas, proporcionando benefícios tanto para o cliente quanto para sua cadeia de suprimentos. Isso reforça nosso compromisso de aprimorar a eficiência desse mercado. Nosso foco principal, neste momento, é oferecer todo o suporte necessário para o crescimento bem-sucedido do programa, garantindo que um maior número de fornecedores da Veracel desfrute desses benefícios. Temos certeza de que será uma parceria de sucesso”, comenta Gustavo Saraiva, Relationship Manager da Monkey.
Como mais de 50% das compras da empresa realizadas dentro do estado da Bahia, a nova iniciativa traz ainda mais benefícios para a região, ao fomentar o desenvolvimento e a competitividade dos prestadores de serviço e dos comerciantes locais, especialmente os pequenos e médios. Somente em 2022, a Veracel injetou R$34,5 milhões em investimentos em compras e contratação de serviços de empresas de sua região de atuação.

Na prática

A iniciativa funciona da seguinte forma: após se cadastrar na plataforma da Monkey, o fornecedor poderá realizar a operação de risco sacado, que consiste na antecipação, pelo banco, dos recursos que o fornecedor receberia da Veracel somente na data de vencimento do título.

Dessa forma, o crédito é antecipado ao fornecedor e a Veracel liquida esse pagamento com a instituição financeira. Para a companhia, o benefício se converte em um fluxo de caixa mais estável com a negociação de ampliação dos prazos de pagamentos dos serviços e compras da empresa.
(Fonte: Assessoria de Imprensa)

Compartilhe

Notícias relacionadas

TOP 6
Inteligência Artificial pode contribuir em até 5,4% do PIB da América Latina até 2030
Segundo relatório da Allianz Trade número fica atrás dos Estados Unidos e Canadá, que devem...
TOP 6
Valid lança primeiro cartão bancário 100% em braille no Brasil
Os cartões já estão disponíveis para os clientes do Banco do Brasil (BB); equipamento inédito...
TOP 6
Embratel amplia solução de conectividade via satélite para fornecer redundância
Serviço de Banda Larga via satélite proporciona uma camada adicional de backup à rede das...
TOP 6
Banco Central publica próximos passos da regulação de criptoativos
A infraestrutura criada para o Piloto com Tecnologia de Registro Distribuído (DLT) passará a testar...

Assine o CANTAnews

Não perca a oportunidade de saber todas as atualizações do mercado, diretamente no seu e-mail

plugins premium WordPress
Scroll to Top