8_dados_varejo_mastercard

Vendas do varejo têm alta pelo terceiro mês consecutivo, revela Mastercard

Julho foi o terceiro mês consecutivo de resultados positivos nas vendas totais – excluídos os setores de automóveis, materiais de construção e restaurantes – de acordo com o SpendingPulse, indicador de varejo da Mastercard. Durante o período, as vendas totais tiveram alta de 3,1% em relação ao mesmo mês do ano anterior. A média de crescimento dos últimos três meses foi de 2,2%, acima do segundo trimestre do ano, que expandiu 1,1%.

Setores como vestuário, supermercados e móveis cresceram acima das vendas totais; enquanto artigos de uso pessoal e doméstico, combustíveis e artigos farmacêuticos tiveram desempenho abaixo.

O e-commerce, por sua vez, tem alcançado crescimento estável, sem quedas, com a expansão de 19,7% das vendas comparadas a julho de 2017. Os setores de vestuário e eletrônicos tiveram desempenho superior à média, enquanto hobby & livraria, móveis e artigos farmacêuticos ficaram abaixo do crescimento do canal.

Pela primeira vez em dois anos, todas as regiões tiveram desempenho positivo. O Sul (4%), Sudeste (3,3,%) e Nordeste (3,2%) cresceram acima da média, enquanto o Norte (2,7%) e Centro-Oeste (0,2%) ficaram abaixo do registrado pelo varejo em comparação a julho de 2016. “Em julho, foi observado um recuo na taxa de desemprego com uma ligeira melhora no crescimento da massa salarial, mas a confiança do consumidor tem se deteriorado em relação ao mês anterior, principalmente por conta das incertezas do ambiente econômico atual”, avalia o economista-chefe da Mastercard Advisors no Brasil, César Fukushima. “Mesmo assim, a perspectiva é a de se manter uma melhora gradativa no comércio varejista nos próximos meses”, completa.

Compartilhe

Notícias relacionadas

Blog
Mudança na natureza jurídica da ANPD fortalece aplicação da LGPD
Por Edilma Rodrigues A Medida Provisória (MPV) nº 1.124, de 13 de junho de 2022 assinada pelo...
Blog
Mercado Pago usa tecnologia de segurança da Mastercard para criptos
A carteira digital do Mercado Livre, o Mercado Pago, vai usar
Blog
Ant Group lança banco digital para micro, pequenas e médias empresas em Singapura
O ANEXT Bank, banco digital de atacado de Singapura e parte do Ant Group, anunciou...
Blog
Cetelem vai reduzir 6 mil toneladas de CO² com emissão de cartões reciclados
O Banco Cetelem Brasil emitiu cerca de 370 mil cartões de plástico reciclado, desde o...

Assine o CANTAnews

Não perca a oportunidade de saber todas as atualizações do mercado, diretamente no seu e-mail

plugins premium WordPress
Scroll to Top