Com o objetivo de mostrar que a experiência do cliente no cadastro pode influenciar não apenas na abertura da conta, mas na disseminação da marca, a Idwall divulgou na semana passada o Ranking de Onboarding Digital 2021.
A pesquisa contou com a colaboração da Cantarino Brasileiro e analisou o mercado onboarding das instituições financeiras e a avaliação dos usuários nos processos de cadastro e abertura de contas.
Foram avaliadas 41 instituições, em três categorias: Challenger Banks (bancos nascidos digitais), Bancos (empresas mais tradicionais) e Carteiras Digitais (Wallets).
Os ganhadores foram Nubank, Banco Bari e PicPay, respectivamente.
No ranking geral das 10 instituições mais utilizadas, em primeiro lugar está o NuBank (13,3%). A Caixa Econômica Federal ocupa a segunda posição (12,6%); em seguida, vem PayPal (8,9%), Itaú (7,6%), Banco do Brasil (7,4%), Bradesco (7,2%), Mercado Pago (6,4%), Santander (5,4%), Banco Inter (4,9%) e Pagbank/ Pagseguro (4,8%).
Dentre as principais constatações da edição, está a ascensão dos bancos nativos digitais, que acabaram por dominar as três primeiras posições do ranking geral.
Outra conclusão do estudo foi de que a experiência onboarding impacta diretamente o interesse de um indivíduo em permanecer em uma instituição financeira, sendo que quanto melhor sua experiência, mais propensos a continuar como clientes eles estão, mesmo em meio ao aumento da concorrência.
“Em um cenário tão competitivo e distribuído, a jornada do usuário se torna essencial para adquirir escalabilidade e bons resultados. Tudo isso começa no onboarding, ele é a primeira etapa dessa relação, e as evidências mostram que os players com as melhores experiências conseguem adquirir e fidelizar mais clientes. Por isso, é fundamental oferecer a melhor experiência possível, usando a tecnologia para entregar praticidade, facilidade e segurança, gerando novas oportunidades de negócios e construindo relações de confiança, conclui Felipe Penido, Head de inteligência da idwall.
Insights Ed. 16
Editorial – Ranking Onboarding Digital e a importância da experiência do consumidor
1. Vencedores do Ranking de Onboarding Digital 2021
2. CX: por uma boa experiência nos aplicativos dos bancos
3. Tendência: aumenta o número de contas por usuário
4. Tendência: migração para o digital
5. Tendências: segurança e open banking
Ponto de vista – O conhecimento transforma