Varejistas de e-commerce perderam R$1,3 bi no Brasil com problemas de pagamento

Custo relacionado a transações on-line frustradas é referente apenas ao primeiro semestre de 2022

Uma pesquisa publicada nesta semana pela fintech Zimpler revelou que quase a metade (47%) dos consumidores no Brasil relataram ter desistido de uma compra online durante o primeiro semestre deste ano. A razão seria a ocorrência de problemas com o processo de pagamento do comércio eletrônico. Na avaliação da empresa, este cenário produziu uma perda de aproximadamente R$ 1,3 bilhões aos empreendedores.

De acordo com uma reportagem publicada pelo portal TI Inside, a pesquisa mostrou que 78% das compras abandonadas devido a problemas de pagamento se referem a valores abaixo de R$ 300. As compras acima de R$1000 representaram apenas cerca de 5% do total da amostra, mas foram responsáveis por mais de 20% das perdas totais.

O CEO da Zimpler, Johan Strand, explica que o estudo chega à conclusão de que o custo de transações on-line frustradas foi de pelo menos R$ 1,3 bilhões e pode até ser muito mais alto. A empresa adverte que o custo real para os varejistas provavelmente será maior, já que os consumidores têm menos probabilidades de voltar aos sites de comércio eletrônico após uma má experiência. Qualquer fricção nos sistemas de pagamentos on-line não só aumenta os custos dos varejistas de comércio eletrônico, mas também reduz as receitas, acrescentou Strand.

A Zimpler planeja fazer seu lançamento no Brasil nos próximos meses, trazendo sua tecnologia de processamento de pagamentos e sua experiência para construir uma integração ao PIX que fortalecerá o maior mercado de comércio eletrônico da América Latina. 

Os dados da Nielsen IBit mostram que 6,2 milhões de brasileiros fizeram compras on-line nos primeiros seis meses de 2022. O valor total das compras on-line continua aumentando, passando de R$ 76,2 bilhões no primeiro semestre de 2021, porém, na realidade, o número de brasileiros que compraram produtos ou serviços on-line caiu no primeiro semestre deste ano, abaixo dos 7,3 milhões de consumidores on-line no primeiro semestre de 2021.

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