Uso de IA em avaliações de risco precisa ir além da implantação

Uso de IA em avaliações de risco

Por Edilma Rodrigues

É consenso que a inteligência artificial (IA) é um recurso importante para melhorar as decisões de risco, especialmente em fintechs e instituições financeiras. No entanto, muitas empresas levam muito tempo ou gastam demais com estas iniciativas. Uma pesquisa recente da Provenir mostra que apenas 21% das organizações de serviços financeiros começam a ver retorno sobre o investimento do uso de IA, num ciclo de 120 dias. 

Ainda de acordo com o estudo, a falta de acesso a dados, de uma IA eficaz e de decisões em tempo real são os principais desafios enfrentados pelos 400 tomadores de decisão de fintechs, ouvidos pela Provenir. A maioria (74%) despende muito esforço com estratégias de risco de crédito porque os dados não estão acessíveis facilmente. O acesso a fontes de dados alternativas é limitado para 60% dos entrevistados e a visão centralizada de dados em todo o ciclo de vida do cliente não está disponível (60%).

Diante dessa demanda, a Provenir lançou, nesta terça-feira (22), o Provenir AI, plataforma de decisão baseada em IA, que leva para as instituições financeiras o poder da IA para uma decisão de risco, melhor e mais rápida, eliminando barreiras de entrada por meio de uma abordagem sem código.

Carol Hamilton, vice-presidente sênior de soluções globais da Provenir, explica que a Provenir AI acelera a inovação ao apoiar uma estratégia de empréstimo que proporciona os melhores retornos em satisfação e receitas do cliente por meio de insights mais profundos, otimização contínua e decisões de risco mais inteligentes e precisas. A IA encontra relações em seus dados que a decisão tradicional não consegue, capacitando as instituições financeiras a otimizar seu portfólio, ampliar a personalização das ofertas, melhorando a vantagem competitiva e elevando os níveis de prevenção a fraudes e a inclusão financeira.

Por ter modelos adaptados e treinados para decisões de risco em todo o ciclo de vida do cliente, a solução reduz custos, complexidade, recursos e o tempo para lançar produtos de IA e resolve outros desafios do setor: modelo software-as-a-Service reduz o custo de entrada com zero custos iniciais de desenvolvimento; modelos e conjuntos de dados criados para fins específicos, com curadoria para esses usos, que permitem implementações de 60 a 90 dias otimizar o tempo de geração de valor.

Além disso, conta com explicação abrangente da IA propiciando transparência nas decisões por que e como são tomadas e o treinamento em modelo vivo elimina o tempo de inatividade, sustentando melhoria contínua para maior precisão de decisão. E o aprendizado de máquina orquestra prevenção a fraudes e a inclusão financeira em todo o ciclo de vida do cliente. 

A Provenir AI é aprimorada com o Provenir Marketplace para mitigar vieses de modelo com a diversidade de dados. Com acesso a mais de 535 combinações de países / dados/ parceiros por meio de uma única API, o Provenir Marketplace fornece acesso pré-configurado aos dados e inteligência necessários para decisões holísticas de risco.

Entre as organizações que buscam empregar dados, abordagens de IA para vantagem competitiva está a SoFi, a empresa de finanças pessoais digitais. Um dos mais importantes princípios orientadores da empresa é iterar, aprender e inovar, abraçando decisões baseadas em dados. A IA e o aprendizado de máquina fazem parte do moderno site de ferramentas que as organizações de serviços financeiros precisam para construir e ajustar modelos preditivos para fornecer altos níveis de responsividade e a melhor experiência do cliente, said Adam Colclasure, diretor sênior de infraestrutura de risco da SoFi.

Com informações da assessoria de imprensa

Compartilhe

Notícias relacionadas

TOP 6
CMN e BC aprovam medidas para amenizar os efeitos da calamidade pública no RS
O Banco Central monitorará continuamente o funcionamento da intermediação financeira na regiãoEm reunião extraordinária no...
TOP 6
Competição voltada às tecnologias para finanças sustentáveis abre inscrições
Quinta edição do G20 TechSprint foi lançada pelo Banco Central (BC) e o Centro de...
TOP 6
Celcoin adquire startup especializada em regulação bancária e fiscal
Reg+ representa a quarta aquisição em dois anos, e reforça o investimento da empresa em...
TOP 6
Programa Celular Seguro é desconhecido por 40% da população, aponta pesquisa
Levantamento encomendado pela Febraban mostra que 29% dos entrevistados não estão interessados na plataformaAté o...

Assine o CANTAnews

Não perca a oportunidade de saber todas as atualizações do mercado, diretamente no seu e-mail

plugins premium WordPress
Scroll to Top