Um terço das agências bancárias fechou nos últimos cinco anos e centenas reduziram o horário de atendimento

Grandes instituições fecham mais de 3,3 mil agências de rua. Mais de 300 passaram a abrir em período parcial, revela o Which? Em cinco anos, cerca de um terço das agências bancárias do Reino Unido foram fechadas, segundo o Which? Centenas de outras, que permanecem abertas, reduziram o horário de funcionamento, com algumas funcionando por um ou dois dias por semana.

Houve 3.303 fechamentos de agências bancárias, o equivalente a 34% da rede, entre janeiro de 2015 e agosto de 2019, informa o grupo de consumidores Which? A rede reduziu de tamanho de 9.803 agências para 6.549 no período, com o total de fechamentos sendo ligeiramente compensado por 49 agências abertas. Das agências do Reino Unido que permanecem em operação, 298 operam com horário de funcionamento reduzido de quatro dias por semana ou menos. A informação também é do Which?

Onze dessas filiais – todas na Escócia – abrem apenas um dia por semana, enquanto 45 filiais em todo o país funcionam apenas dois dias na semana. A rede de agências em queda foi impulsionada por uma onda de fechamentos dos principais nomes com pontos físicos. O Which? disse que a NatWest – parte do Grupo RBS – fechou 638 agências, enquanto o banco irmão RBS fechou 412 – o que equivale a 74% de suas agências no Reino Unido.

O HSBC encerrou as atividades de 442 agência e o Barclays fechou pelo menos 481 agências – O Which? Salienta que o Barclays não compartilhou todos os números de fechamento, portanto o total pode ser maior.

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No Lloyds Banking Group, o Lloyds Bank fechou 404 agências, ao mesmo tempo, o Bank of Scotland encerrou as atividades de 95 delas e o Halifax eliminou 70. Enquanto isso, o Santander fechou 294 agências, a Co-op perdeu 152 e o Yorkshire Bank fechou 74, também de acordo com o Which? Por outro lado, a Nationwide Building Society manteve “impressionantes” 96% de suas agências.

O Nationwide prometeu não deixar nenhuma cidade, onde esteja atualmente, sem agências até pelo menos maio de 2021. As áreas rurais foram particularmente afetadas pelo fechamento desses pontos físicos, em um momento em que as paralisações em caixas eletrônicos também alimentam preocupações com o acesso gratuito ao dinheiro. O grupo de consumidores não encontrou agências bancárias em todo o distrito de Wentworth e Dearne, em Yorkshire, cuja população é de 98 mil habitantes.

North East Derbyshire e Stoke-on-Trent North perderam seis agências, o que equivale a mais de quatro quintos da sua rede, informa o Which? O centro de Devon teve redução de 81% nas agências, enquanto Carmarthen East e Dinefwr perderam quatro quintos (80%) da rede. O País de Gales viu 43% delas serem fechadas. Na Escócia a porcentagem foi de 38% e na Irlanda do Norte de 29%. O argumento é que, embora alguns bancos ofereçam agências móveis, eles não oferecem a mesma conveniência de acesso que uma agência bancária permanente.

O Which? recentemente escreveu ao chanceler Sajid Javid solicitando ações para garantir que as pessoas possam acessar e pagar em dinheiro. O editor de dinheiro do Which? Jenny Ross avalia que os bancos estão fechando suas agências a uma taxa alarmante, e o risco é o de excluir muitas pessoas de serviços financeiros vitais e comprometer a capacidade de acessarem seu próprio dinheiro.

“As agências bancárias desempenham um papel crucial nas comunidades, atendendo consumidores e empresas. O setor deve garantir que ninguém seja abandonado pela transição digital e que, quando os bancos fecham suas portas, não deixem de fora importantes serviços bancários para seus clientes.” O Which? usa várias fontes para registrar dados

Segundo o diretor de serviços bancários dos Correios, Martin Kearsley, quase todos os clientes de bancos – sejam pessoais ou pequenas empresas – podem acessar suas contas bancárias para sacar dinheiro em qualquer agência dos Correios, fazer depósito em dinheiro ou em cheque ou verificar seu saldo.

Os serviços que oferecemos são vitais, especialmente para comunidades rurais e remotas, e são uma oportunidade para a interação pessoal, o que é importante para muitos.

Fonte: Independent

Tradução e adaptação: Edilma Rodrigues

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