Por Marcos Cantarino
As tecnologias e a flexibilização das regulamentações que disciplinam a oferta de serviços bancários vêm revolucionando esse setor. Plataformas de processamento de conta facilitam a participação de novos atores de segmentos diversificados, alguns deles inusitados como o Cacau Pay da Cacau Show, iFood Card e o Peixe Urbano. Hoje, é possível a praticamente a qualquer companhia oferecer serviços financeiros que vão de contas digitais, cartões pré-pagos, pagamento de contas, com ou sem QR Code, recarga de celular e de transporte público, entre outros.
Essa tendência aporta qualidade na prestação desses serviços a um público mais amplo, grandemente formado por pessoas sem vínculos com os bancos tradicionais; renova o cenário e traz benefícios incontestáveis aos consumidores. Adicionalmente, areja um setor, até agora muito engessado, que ganha novos contornos a partir também do esforço do regulador brasileiro em prever novas modalidades de prestação de serviços financeiros. É nesse contexto que os canais cash & carry, também conhecidos como atacarejos, se mostram uma das oportunidades mais promissoras.
Primeiramente, por terem uma base de clientes crescente. Para se ter uma ideia, em 2018, 60% dos lares brasileiros já faziam compras nesses locais. O formato cash & carry reúne duas formas convencionais de comercialização: o varejo e o atacado. O preço mais baixo, obtido porque as compras são feitas diretamente do estoque da empresa sem intermediários e quadro de funcionários reduzido, é o que mais atrai novos consumidores, que deixam de lado certas comodidades dos supermercados tradicionais. É justamente aí que esses os atacarejos podem transformar a percepção dos clientes sobre suas marcas, ao entregar serviços financeiros de qualidade que atendam necessidades, melhorem e incrementem sua experiência. E, de quebra, ampliem o valor comercial da corporação em um mercado em constante mudança.
Pode parecer complicado, mas entrar no mundo dos serviços financeiros está cada vez mais fácil. Soluções de Bank as a Service – BaaS – permitem abertura de conta de pagamento, gerenciamento de cartões pré e pós-pago, inclusive com a opção de crédito e em conformidade com os requisitos do Banco Central.
Por ser modular, a tecnologia BaaS consegue imprimir essa transformação nos mais diferentes perfis de canais cash & carry, de forma ágil, integrada e sem comprometer o dia a dia nas lojas. Além disso, com a velocidade que as inovações acontecem atualmente, ficar de fora delas pode significar perda de share, de receita ou coisa pior.
Vale salientar, que decisões financeiras permeiam todos os momentos da vida, abrindo uma oportunidade para ampliar a oferta de serviços bancários aos clientes dos canais cash & carry. Uma das formas mais promissoras é ter um banco para chamar de seu.
* Marcos Cantarino é Publisher da Relatório Bancário e Diretor Executivo da Cantarino Brasileiro.