Sara Rosenberg, artista plástica que assina os troféus artísticos

Troféu ou obra de arte? O Prêmio Banking Transformation tem os dois

Sara Rosenberg, artista plástica que assina os troféus artísticos, revela as entrelinhas das esculturas que presenteiam os vencedores do tradicional evento
por Ana Carolina Lahr
Além de muito bonito e imponente, o adjetivo “obra de arte” já é naturalmente atribuído por alguns ao troféu do Prêmio Banking Transformation, mas o que poucos sabem é que ele é de fato uma escultura, assinada pela designer e artista plástica Sara Rosenberg. 
Chamado de troféu artístico, o prêmio não apenas é capaz de despertar o interesse pelo valor de reconhecimento, mas também pelo teor artístico. “A pessoa tem um desejo por ele até às vezes de pôr no seu escritório, na sua casa. Por isso ele tem que fazer bem pra ela”, observa Rosenberg, que desde 1993 se dedica às peças.
Assim como o prêmio escolhido para presentear os vencedores do Banking Transformation,  o troféu Ômega, o trabalho da artista é bastante marcado pelas linhas orgânicas. “Sem me comprometer com isso de forma definitiva,o que eu sinto é que as formas orgânicas aconchegam. Elas atuam quase como um prolongamento do nosso corpo e convidam para uma integração do corpo com a obra. Essa coisa orgânica faz parte dessa proposta de ser uma coisa agradável pra pessoa, dela poder deslizar a mão. Num mundo que é tão às vezes hostil, você trazer uma coisa com alegria, com cor, com vida é também importante”, sugere.

O troféu artístico do PBT

Os vencedores da mais tradicional premiação nacional do ecossistema financeiro são presenteados com o troféu artístico desde 2021, quando passou por um processo de rebranding e trouxe a proposta de um evento mais abrangente – desde então são dois pilares disponíveis para a inscrição (Bancos e Empresas do Ecossistema Financeiro) – e dinâmico, já que ele é capaz de contemplar todas as novidades tecnológicas que nascem, ano após ano. Com isso, mudou, inclusive, o seu nome, deixando de ser o Prêmio Relatório Bancário para se tornar o Prêmio Banking Transformation.
O troféu Ômega, criado há mais de dez anos pela artista plástica e escolhido para presentear os vencedores das categorias oficiais do Prêmio Banking Transformation, conversa com a proposta de maneira bastante profunda. 

“Quando se fala em escultura, é comum ter aquela imagem do Michelangelo tirando a forma de um bloco de pedra. Durante um tempo comecei a pensar na leveza da escultura e trabalhar com as linhas e o enquadramento do espaço. Entre muitas das minhas referências, me inspirei em um ensinamento budista no qual a primeira coisa que eles fazem é olhar onde será colocada a janela em uma obra. O troféu Ômega tem essa pegada, é uma linha que desenha o espaço e aprisiona um tempo. Através desse foco, desse enquadramento, surgem questionamentos mais profundos. Afinal, a gente está o tempo todo procurando o foco, e quando você enquadra, você define esse foco”, observa Rosenberg.

Ela destaca que o troféu Botânica, escolhido para presentear o vencedor da nova Premiação Especial ESG, também tem muita história para contar:

“Eu trabalho com o universo das plantas há muito tempo e elas me interessam muito porque estão sempre em movimento. No caso do Botânica, você vai ver que ele tem uma inclinação que remete ao fototropismo, no qual a planta busca a luz e se movimenta em direção ao desenvolvimento dela. É uma peça que traz uma coisa que se transforma, que cresce e que vai em busca do que é necessário”.

A entrevista já está disponível no CANTAcast e no nosso canal do youtube! Clique para acessar!
Se você deseja ter essa obra de arte munida de muito reconhecimento na sua empresa, as inscrições de cases para a 19ª edição do Prêmio Banking Transformation vão até 14 de outubro. O regulamento e todos os outros detalhes estão disponíveis no site oficial: www.pbt.cantarinobrasileiro.com.br

Compartilhe

Notícias relacionadas

Exclusiva
IA generativa mantém Topaz na vanguarda e impulsiona abertura de capital
Em entrevista exclusiva, CEO Jorge Iglesias falou sobre a rápida evolução da tecnologia na empresa...
Exclusiva
Novas normas trazem ESG à contabilidade do ecossistema financeiro
Regulação define critérios para medição de riscos ambientais e sociais nas carteiras de crédito e...
Exclusiva
Instituições financeiras se mobilizam em prol dos afetados por enchente no RS
Confira as ações tomadas até o momento e como contribuir com doações em dinheiro por Ana...
Exclusiva
Fórum para C-levels destaca tendências globais em bancos digitais e banking
Mais de 30 especialistas debaterão temas como embedded finance, IA, tokenização, finanças sustentáveis e neurotecnologia...

Assine o CANTAnews

Não perca a oportunidade de saber todas as atualizações do mercado, diretamente no seu e-mail

plugins premium WordPress
Scroll to Top