Travelex Bank usa IA para prevenir lavagem de dinheiro

Travelex Bank usa IA para prevenir lavagem de dinheiro

Por Edilma Rodrigues

O Travelex Bank, especializado em câmbio, será o primeiro na América Latina a usar inteligência artificial para prevenir a lavagem de dinheiro (Prevenção à Lavagem de Dinheiro – PLD). A instituição firmou parceria com a ThetaRay, que vai fornecer a tecnologia SONAR para monitorar transações domésticas e internacionais e fazer a triagem de sanções, em tempo real, para seus pagamentos cross-borders.

O Sistema as a Service (SaaS) do SONAR vai permitir que o Travelex Bank detecte tentativas de lavagem de dinheiro ou de burlar sanções financeiras, o que traz confiança e segurança a todas as partes do ecossistema global de pagamentos. A solução também vai propiciar o lançamento de novos produtos e serviços em conformidade com as regulamentações do Brasil.

Para a Chief Compliance Officer do Travelex Bank, Célia Pizzi, a responsabilidade do banco é simplificar o acesso de seus clientes à economia global. “O SONAR, da ThetaRay, nos ajudará a garantir maior eficiência e cobertura de risco, permitindo novos negócios e linhas de receita. A ThetaRay é o único provedor que encontramos que atende aos nossos altos padrões de segurança, fornecendo monitoramento de transações baseado em Inteligência Artificial e triagem de sanções em uma única plataforma”, assinala.

Em nota, as empresas explicam que o SONAR é baseado em uma forma avançada de IA chamada “intuição de inteligência artificial” para tomar melhores decisões, sem tendências ou limites. A solução tem uma abordagem baseada em risco para identificar casos suspeitos e criar uma imagem completa das identidades dos clientes, incluindo caminhos de transação complexos e transfronteiriços. Permite ainda a descoberta rápida de ameaças de lavagem de dinheiro conhecidas e desconhecidas, com uma taxa de detecção de 95% e redução de 99% em falsos positivos em comparação com soluções baseadas em regras.

Segundo o CEO da ThetaRay, Mark Gazit, o Travelex Bank representa uma nova geração de instituições globais que estão preparando sua infraestrutura de transferência de dinheiro e pagamentos para condições de mudança. “Esta parceria com o Travelex Bank ajudará a impulsionar o crescimento da economia global”, finaliza.

Com informações da assessoria de imprensa

Compartilhe

Notícias relacionadas

Exclusiva
IA generativa mantém Topaz na vanguarda e impulsiona abertura de capital
Em entrevista exclusiva, CEO Jorge Iglesias falou sobre a rápida evolução da tecnologia na empresa...
Exclusiva
Novas normas trazem ESG à contabilidade do ecossistema financeiro
Regulação define critérios para medição de riscos ambientais e sociais nas carteiras de crédito e...
Exclusiva
Instituições financeiras se mobilizam em prol dos afetados por enchente no RS
Confira as ações tomadas até o momento e como contribuir com doações em dinheiro por Ana...
Exclusiva
Fórum para C-levels destaca tendências globais em bancos digitais e banking
Mais de 30 especialistas debaterão temas como embedded finance, IA, tokenização, finanças sustentáveis e neurotecnologia...

Assine o CANTAnews

Não perca a oportunidade de saber todas as atualizações do mercado, diretamente no seu e-mail

plugins premium WordPress
Scroll to Top