nota3

Transformação digital levará varejistas ao protagonismo no mercado de pagamentos

A chamada transformação digital, que está levando os principais varejistas do país a customizarem o modo como o cliente se relaciona com as marcas será o principal fator de ampliação do protagonismo dos lojistas no mercado de pagamentos e responsável também por aumentar a competitividade no ecossistema financeiro.

A opinião é do CEO da plataforma integrada de soluções para o ecossistema de pagamentos Hash, João Miranda. A tese foi apresentada em um artigo publicado pelo portal IT Forum 365 na semana passada. No texto, o executivo cita a B2W (Americanas.com, Submarino e Shoptime), o Magazine Luiza e o Carrefour com exemplos desta movimentação e afirma que num futuro breve a customização passará a ser cada vez mais realizada por todos os varejistas que transacionem valores significativos e que possuam uma base de clientes extremamente fiéis.

Sua opinião se baseia em casos como a criação de uma carteira digital pela B2W. Miranda explica que, por meio deste instrumento a companhia consegue otimizar e trazer descontos para os seus clientes por meio do uso de cashback, o que acaba gerando maior recorrência de compra. Segundo ele, a solução foi lançada em junho de 2018 e contou com mais 800 mil downloads em apenas cinco meses de operação. “Ou seja, a empresa entendeu que o potencial em oferecer uma experiência diferenciada passa por internalizar a gestão do meio de pagamento”, afirma no texto.

Outro exemplo apresentado foi o Magazine Luiza que vem realizando uma série de iniciativas para consolidar um ecossistema de experiência do usuário, que passa pela jornada de compra, pela forma como este recebe o produto e a maneira como ele realizará o pagamento.

“Embora ainda seja bastante incipiente, o plano é que seja criado uma espécie de aplicativo, que sirva para realizar compras e efetuar pagamentos. A própria empresa já possui estruturação financeira, composta pela oferta de um cartão de crédito \’private-label\’ e também por empréstimos pessoais. Ou seja, o potencial de customização em meios de pagamento é grande, embora apresente desafios”, diz.

O CEO da Hash cita dados da consultoria Boanerges & Cia para afirmar que a participação do uso de cartão, tanto de débito como de crédito, pelos consumidores vem crescendo ano a ano. Em 2007, essa participação era de 18% sobre o total de movimentação financeira na parte de pagamentos. Em 2017 esse montante já representou 33%. A projeção é que ao fim de 2027, 49% do total sejam de pessoas utilizando o plástico como principal meio de pagamento, superando o dinheiro em papel, que ainda é o mais utilizado.

Para ele, isso significa que os grandes players do varejo podem criar soluções tecnológicas para permitir um acesso direto com o seu consumidor e neste cenário, as fintechs têm desempenhado papel importantíssimo.

Ele lembra informações de um relatório elaborado pela Liga Ventures segundo o qual existem hoje 293 startups que estão entregando valor para o varejo em diferentes áreas. “Dentre essas, muitas servem como opções para os varejistas na oferta de meios de pagamentos, \’m-payments\’, geração de boletos, subadquirentes, \’gateways\’ e ferramentas para auxiliar e apoiar na gestão de transações financeiras”, conclui.

Com a tecnologia à disposição, um ambiente propício para otimizar operações de meios de pagamento, e capacidade de criar diversas soluções que atendam não só o público final, mas também os diversos intermediadores que fazem parte do processo, o varejo tem a capacidade de fomentar ainda mais o desenvolvimento com foco em inovação. Isso passa por ferramentas de customização que atendam às necessidades específicas do consumidor. Hoje, o varejo já possui protagonismo no mercado de pagamentos. Nos próximos anos, o setor será responsável também por elevar a competitividade do ecossistema financeiro. E a tecnologia será um dos tripés de sustentação.

Fonte: itforum365.com.br

Participe do Payment View e saiba tudo sobre tema! Último dia com 30% OFFInscreva-se!!

Compartilhe

Notícias relacionadas

Blog
Mudança na natureza jurídica da ANPD fortalece aplicação da LGPD
Por Edilma Rodrigues A Medida Provisória (MPV) nº 1.124, de 13 de junho de 2022 assinada pelo...
Blog
Mercado Pago usa tecnologia de segurança da Mastercard para criptos
A carteira digital do Mercado Livre, o Mercado Pago, vai usar
Blog
Ant Group lança banco digital para micro, pequenas e médias empresas em Singapura
O ANEXT Bank, banco digital de atacado de Singapura e parte do Ant Group, anunciou...
Blog
Cetelem vai reduzir 6 mil toneladas de CO² com emissão de cartões reciclados
O Banco Cetelem Brasil emitiu cerca de 370 mil cartões de plástico reciclado, desde o...

Assine o CANTAnews

Não perca a oportunidade de saber todas as atualizações do mercado, diretamente no seu e-mail

plugins premium WordPress
Scroll to Top