nota6

Transformação digital está consolidada no negócio de 6% das empresas brasileiras

Por Edilma Rodrigues

A Dell Technologies, em parceria com a Intel, mapeou o progresso da Transformação Digital de empresas de médio e grande porte em 42 países, incluindo o Brasil. O Índice de Transformação Digital da Dell Technologies (DT index) mostra que apenas 6% das companhias brasileiras podem ser consideradas líderes digitais, aquelas com a digitalização já enraizada no negócio.

Apesar deste percentual, de acordo com o levantamento, a maior parte das empresas brasileiras (70%) conta com planejamento e investimentos para digitalizar seus negócios, das quais 37% têm plano digital maduro e investimentos em inovação e 33% investem de forma gradual e com mais cautela. O DT index também revelou que 22% das empresas ainda se movem muito lentamente no processo de transformação digital e 2% sequer têm um plano digital em vigor.

A classificação teve como base o desempenho percebido em quatro áreas: incorporação dos principais atributos de um negócio digital, estratégia de TI existente, estratégia de transformação da força de trabalho e investimentos planejados para os próximos cinco anos.

Além disso, 86% dos decisores entrevistados apontaram grandes barreiras para avançar em seus processos de digitalização e destacaram como desafios a regulamentação ou mudanças nas leis (33%); preocupações com privacidade e cibersegurança (31%); sobrecarga de informação (30%); fraca governança digital e estrutura (26%) e falta dos conjuntos de habilidades e conhecimentos internos adequados (24%).

“Essas barreiras estão dificultando os esforços de transformação digital. Por exemplo, 82% dos líderes empresariais brasileiros acreditam que as iniciativas devem ser mais difundidas em toda a organização (em comparação com 76,3% em 2016). Apenas 15% acreditam fortemente que estarão na posição de incomodar em vez de serem incomodados pela concorrência, em cinco anos,” informa o comunicado da Dell à imprensa.

O DT index

A pesquisa, patrocinada pela Dell Technologies em parceria com a Intel, foi realizada pela Vanson Bourne no segundo semestre de 2018 e é uma atualização do mapeamento feito em 2016. Nesta edição foram entrevistados profissionais de 100 empresas líderes no Brasil, de médio e grande porte, para avaliar o posicionamento de suas organizações no Índice de Transformação Digital da Dell Technologies. A Vanson Bourne classificou os esforços de negócios digitais das empresas examinando sua estratégia de TI, as iniciativas de transformação da força de trabalho e o desempenho percebido em relação a um conjunto central de atributos de negócios digitais. Os resultados globais (com base em 4.600 entrevistados de 42 países) serão divulgados ao longo de 2019.

Com informações da assessoria de imprensa

Compartilhe

Notícias relacionadas

Blog
Mudança na natureza jurídica da ANPD fortalece aplicação da LGPD
Por Edilma Rodrigues A Medida Provisória (MPV) nº 1.124, de 13 de junho de 2022 assinada pelo...
Blog
Mercado Pago usa tecnologia de segurança da Mastercard para criptos
A carteira digital do Mercado Livre, o Mercado Pago, vai usar
Blog
Ant Group lança banco digital para micro, pequenas e médias empresas em Singapura
O ANEXT Bank, banco digital de atacado de Singapura e parte do Ant Group, anunciou...
Blog
Cetelem vai reduzir 6 mil toneladas de CO² com emissão de cartões reciclados
O Banco Cetelem Brasil emitiu cerca de 370 mil cartões de plástico reciclado, desde o...

Assine o CANTAnews

Não perca a oportunidade de saber todas as atualizações do mercado, diretamente no seu e-mail

plugins premium WordPress
Scroll to Top