Transações por aproximação batem recorde no Brasil e chegam a 19 mi em junho

Transações por aproximação batem recorde no Brasil e chegam a 19 mi em junho

Por Edilma Rodrigues

As transações por aproximação bateram recorde no País, em junho, superando 19 milhões. O incentivo ao uso desse formato de pagamento, para 69% dos brasileiros, foi a Covid-19; 14% dizem ter deixado de utilizar dinheiro durante a pandemia e 63% diminuíram significativamente o seu uso. A constatação é do levantamento global da Mastercard realizado em 15 mercados, incluindo o Brasil.

“Com as restrições impostas pela Covid-19, os consumidores passaram a adotar novos hábitos de pagamento em ritmo acelerado e estão cada vez mais se afastando do dinheiro e optando por experiências digitais e por aproximação – e não pretendem voltar atrás,” informa a Mastercard.

Segundo dados da Abecs, o número de pagamentos por aproximação passou de R$708 milhões para R$3,9 bilhões no primeiro trimestre de 2020, um aumento de 456% na comparação com o mesmo período do ano anterior.

Supermercados lideram transações por aproximação

Entre os estabelecimentos preferidos pelo consumidor para pagamentos por aproximação estão os supermercados, postos de combustível, farmácias e redes de fastfood. A cidade de São Paulo é a que mais registra a modalidade de transação.

A tecnologia NFC

Os pagamentos por aproximação são uma forma rápida, prática e segura de finalizar transações presenciais. A tecnologia NFC (Near Field Communication) permite que o pagamento seja realizado sem a necessidade de inserção do cartão na maquininha e, dependendo do valor, sem a necessidade de senha.

Segundo comunicado enviado à imprensa, a Mastercard é pioneira em pagamentos por aproximação no País e liderou a iniciativa na América Latina e Caribe para aumentar o limite dessas transações sem o uso de senha. E, conforme anúncio recente da Abecs, o valor será elevado de R$ 50 para R$ 100, tornando a tecnologia ainda mais usual em compras diárias.

“Considerando a crise mundial na saúde, a indústria de meios de pagamentos tem recomendado a utilização do pagamento por aproximação com cartões ou carteiras digitais como forma de evitar o contato direto dos consumidores com o dinheiro em circulação,” finaliza a Mastercard.

Com informações da assessoria de imprensa

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