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Processo de concessão de crédito às empresas de forma remota e segura é desafio das instituições financeiras durante a quarentena

Por Edilma Rodrigues

Em decorrência do isolamento social determinado pelas autoridades para fazer frente ao contágio pelo Covid-19, muitas empresas estão de portas fechadas, o que tem aumentado as solicitações de crédito às instituições financeiras. Essa corrida aos bancos para tomar empréstimos impõe outros desafios às instituições financeiras, que precisam atender a esse salto nas solicitações, com agências fechadas e sem o contato físico junto a seus clientes. 

Se antes da crise havia a preocupação de transformação para o digital, ela se tornou de extrema urgência. E o setor tem pouco tempo para adotar ferramentas que viabilizem essas transações 100% virtuais e com o mesmo nível de segurança. 

O tamanho do desafio: bancos processam mais de dois milhões de pedidos de renegociação de dívidas

Para se ter uma ideia, nos primeiros dias da crise, a Febraban informou que os cinco maiores bancos do país processaram mais de dois milhões de pedidos de renegociação de dívidas, em várias linhas como: crédito pessoal, crédito imobiliário, crédito com garantia de imóveis, crédito para aquisição de veículos e capital de giro. Os valores dessas negociações chegam a R$ 200 bilhões, conforme levantamentos parciais feitos pela entidade. 

E tem mais, estima-se que apenas com o crédito concedido por Medida Provisória para financiar a folha de pagamento de pequenas e médias empresas com faturamento de R$ 360 mil a até R$ 10 milhões, até 1,4 milhão de companhias irão se beneficiar. A informação também é da Febraban.

Processos automáticos permitem aprovação à distância

Nesse cenário, a agilidade para acoplar soluções que tornem a aprovação das transações de crédito para empresas 100% digital é premente. E o setor deve recorrer a companhias especializadas nesse tipo de tecnologia para garantir aprovações à distância e de maneira totalmente segura.

O CEO da FEPWeb do Brasil, Sergio Flôr, conta que a experiência da empresa com instituições financeiras nacionais e internacionais tem sido fator primordial para acelerar a incorporação de tecnologias que permitam processos virtuais seguros em operações de crédito.

Sem revelar nomes de instituições por razões contratuais, diversas buscaram o apoio da companhia nesse momento. O executivo explica que para o cadastro, outorga de poderes e autorização da concessão de crédito, as soluções FEPWeb™ Core e FEPWeb™ CMS são ideais. Isso porque, além de fazerem todo o controle e gestão da documentação societária, cadastral, estatutos, atas, entre outros, viabilizam um poderoso workflow de assinatura digital e eletrônica, com segurança  e validade jurídica.

“O FEPWeb™ Core controla os poderes de cada pessoa. Por exemplo, o contrato pode ser assinado por quem? Quem tem procuração para assinar pela empresa? A procuração está vigente ou vencida? O valor exige uma assinatura de uma segunda pessoa? Toda complexidade de assinaturas é gerenciada pelo modulo. Controle de poderes e alçadas não só para um contrato de prestação de serviço, como para o mercado financeiro, contrato de câmbio, de empréstimos, de derivativos, de termo de cessão, carta de fiança, de compra e venda de imóveis etc.”, assinala Flôr.

Ainda, de acordo com o executivo, FEPWeb™ CMS permite gerenciar contratos e operações de tipos distintos e múltiplas contrapartes. “A integração com Core é nativa. Isso garante a identificação automática e online dos possíveis signatários da operação, com módulo de assinatura digital e eletrônica, tanto feita por meio de token (número enviado por e-mail, sms ou app próprio) como também assinatura por meio de certificado digital, homologado pela ICP-Brasil,” explica.

A solução CMS faz o workflow da assinatura de forma automática: o cliente cria o documento e o sistema faz a liberação para quem tem poderes para assiná-lo. Uma vez submetido na plataforma, os signatários são notificados para formalizar. No momento da assinatura, a parametrização de poderes que consta no CORE, que tem integração nativa com o CMS, dispensa a revisão da documentação e funciona automaticamente. 

Tudo isso feito de forma simples e intuitiva, sem demandar qualquer contato físico, preenchimento de papéis ou reconhecimento de firma em cartório, e com a mesma validade jurídica e muito mais segurança para todos os envolvidos.

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