A curadoria semanal que seleciona os melhores acontecimentos da semana no setor financeiro chega para facilitar a vida de quem quer estar por dentro, mas não tem tempo para mergulhar de cabeça nos sites de notícias.

Caso Americanas pode antecipar queda da taxa de juros
O Comitê de Estabilidade Financeira (Comef), órgão do Banco Central, destacou em reunião que houve desaceleração no ritmo de concessão de crédito tanto para empresas como para o consumidor pessoa física. Apesar da taxa Selic estar estacionada desde agosto do ano passado em 13,75%, segundo o Comitê, os juros subindo para o cliente fazem com que as instituições fiquem mais criteriosas para a concessão de crédito. Parte desse movimento vem da situação da Americanas, que ajudou a mudar as perspectivas para o mercado de crédito no país. (FONTE: CNN Brasil)

Abecs divulga novas iniciativas para colocar cartões na corrida contra o PIX
A Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs) divulgou essa semana que ainda em 2023 a transferência de recursos nas operações realizadas com cartão de débito poderá ocorrer de forma instantânea. A decisão inclui iniciativas para aumentar a competitividade dos cartões ante o Pix. Esse ano, devem entrar em funcionamento a opção click to pay e o débito sem senha. As duas outras estão previstas para 2024. (FONTE: Uol Economia)

Estudo revela que mulheres se endividam menos que os homens
A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), feita pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e divulgada na quinta-feira (8), apontou que 30,3% dos consumidores com dívidas atrasadas eram mulheres, enquanto 29,1% eram homens. O estudo também mostrou que 79,5% das mulheres estavam endividadas em fevereiro, alta de 1,1 ponto percentual em relação a janeiro.

Fenasbac anuncia novas fintechs do programa Aceleração Next
A Fenasbac, a federação de servidores do Banco Central (Fenasbac) anunciou na quarta-feira (8), as 14 fintechs selecionadas para a segunda edição da Aceleração Next, programa focado em fintechs com alto potencial de crescimento. O uso de blockchain em processos financeiros e tokenização é um dos destaques do grupo escolhido. Além de uma nova leva de startups, o programa passou a ter o Banco do Brasil (BB) como um dos mantenedores, ao lado de Mercado Bitcoin, Elo, TecBan, Sinqia, Nuclea (CIP) e Finansystech. Numerik e MCS Law são apoiadores. (FONTE: Blocknews)

BC define arquitetura para iniciar testes do real digital
O Banco Central (BC) divulgou na segunda-feira (6) as diretrizes atualizadas do real digital, projeto de CBDC (Central Bank Digital Currency, moeda digital emitida por Bancos Centrais) brasileira. Por meio do Voto 31/2023, a autarquia informa que iniciará o desenvolvimento da plataforma visando os primeiros testes, o Piloto RD. O piloto, cuja plataforma escolhida para a realização foi a Hyperledger Besu, prevê a participação de usuários finais por meio de depósitos tokenizados, ou seja, representações digitais de depósitos mantidos por instituições financeiras (IFs) ou instituições de pagamento (IPs). (FONTE: FebrabaTech)

Nubank está no ranking das 10 empresas mais inovadoras do mundo em 2023
A Fast Company elegeu a OpenAI como a empresa mais inovadora de 2023, enquanto o Nubank foi a única empresa brasileira no top 10 do ranking. Para a empresa, o banco digital se destacou por oferecer um produto personalizável, seguro, fácil e que indica investimentos para auxiliar os usuários a alcançar seus objetivos. (FONTE: StartSe)