Os clientes de títulos de capitalização tiveram um primeiro semestre positivo apesar da crise econômica. Segundo balanço do período divulgado esta semana pela Federação Nacional de Capitalização (FenaCap), as 17 empresas do segmento distribuíram R$ 541 milhões em prêmios para clientes contemplados em sorteios. O montante representa um avanço de 11,4% em relação aos seis primeiros meses de 2015.
Os recursos oriundos de resgates finais e antecipados de títulos alcançaram R$ 10,1 bilhões, crescimento de 23% no período, informa o estudo. Já as provisões técnicas, que são os valores acumulados pelos clientes e que serão resgatados ao fim do prazo de vigência dos títulos, atingiram R$ 29 bilhões, enquanto a receita global do setor atingiu R$ 10,2 bilhões no primeiro semestre.
Esses recursos voltam ao mercado, movimentam a economia e contribuem para a realização de projetos, diz Marco Antonio Barros, presidente da FenaCap. Segundo ele, o título de capitalização é um produto indicado para pessoas com diversos perfis de comportamento, consumo e renda. Atende as pessoas que querem guardar dinheiro e concorrer a prêmios, as que desejam alugar um imóvel e não têm fiador e também às empresas que desejam realizar promoções ou realizar ações de fidelização com seus clientes, exemplifica.
Atualmente, o setor oferece um conjunto de soluções de negócios com sorteios capazes de suprir diversas lacunas existentes no mercado. Para o segmento pessoa física, por exemplo, há alternativas que permitem iniciar uma reserva financeira com apenas R$ 28, contando com o atrativo adicional de participar de sorteios, e outras capazes de atrair consumidores de alta renda, em vista da possibilidade de concorrer a prêmios de até R$ 10 milhões, acrescenta Marco Barros.