Por Edilma Rodrigues
A Thales, uma das principais fornecedoras de cartões para instituições financeiras no Brasil, vai disponibilizar coletores Papa Cartão®, sem custo, para clientes que comprarem cartões sustentáveis de PVC reciclado (material plástico proveniente de outras indústrias), Bio Sourced PLA (material de fonte biológica produzido a partir de milho não comestível) ou de plástico retirado dos oceanos (rPET).
Os coletores do Papa Cartão® serão atrelados ao volume de compra e à quantidade de locais onde a instituição financeira vai fazer a instalação. A depender das negociações, a Thales poderá disponibilizar dezenas e até centenas de unidades para cada instituição, criando-se um círculo virtuoso na logística reversa do produto. As instituições poderão disponibilizar os coletores em suas dependências, nas de parceiros ou em espaços públicos como aeroportos, centros comerciais e estações de metrô.
O Papa Cartão é um sistema de coleta seletiva e logística reversa desenvolvido para que cartões de pagamento ou outros cartões plásticos sejam destruídos com segurança. O usuário insere o cartão na posição indicada na máquina, gira a manivela e o cartão é destruído em até sete pedaços. A coleta desses descartes é realizada periodicamente. Todo o material é pesado e passa por uma triagem para separar pedaços com e sem chip e outros materiais. Esses pedaços são depositados em prensas combinando tempo, temperatura e pressão, para gerar placas de mosaico de cartão que dão origem a diversos outros produtos, como materiais de escritório, troféus, entre outros.
A parceria entre Thales e Papa Cartão é mais uma iniciativa da empresa para oferecer a seus clientes funções e serviços sustentáveis, que lhes permitirão reduzir suas próprias emissões de gases de efeito estufa, um dos objetivos da Estratégia para um Futuro de Baixa Emissão de Carbono da Thales.
Com informações da assessoria de imprensa