Tendências tecnológicas para o setor financeiro em 2024

Wagner Martin, VP de negócios da Veritran no Brasil
Em um cenário marcado pelos avanços tecnológicos e pela crescente demanda dos usuários, a Veritran, uma empresa global de tecnologia dedicada ao desenvolvimento de soluções digitais para o setor financeiro, destaca as principais tendências do setor financeiro no Brasil.

1. Open Finance

Após dois anos de operação, mais de 40 milhões de clientes consentiram o compartilhamento de dados pessoais, permitindo uma oferta mais personalizada de produtos e serviços. Enquanto 2023 ficou marcado pelo início do compartilhamento de dados de investimentos para o desenvolvimento de ofertas mais direcionadas, as apostas para este ano estão voltadas para a experiência digital, indicando uma nova etapa de serviços ainda mais integrados com foco cada vez mais nos clientes.

2. Pix

Para 2024, o Banco Central está preparando o lançamento do Pix automático. Com esta nova funcionalidade, será possível programar pagamentos recorrentes, como contas de água, luz, por exemplo. Com a autorização prévia do usuário, o valor a ser debitado será realizado sem a necessidade de autenticação a cada operação.

3. Pagamentos e Onboarding digital com biometria

O uso da biometria para realizar as mais diversas operações vem ganhando cada vez mais adeptos. Nos meios de pagamentos, de acordo com o relatório “O Futuro dos Pagamentos”, apresentado ano passado pela Mastercard, o mercado global utilizando essa tecnologia deve crescer 62% até 2030. Já no onboarding digital, sua utilização vem permitindo que processos de identificação e autenticação sejam feitos de maneira cada vez mais ágil e simples. Isso tudo porque, nestes dois exemplos, a biometria permite aumentar a eficiência operacional e ainda reduzir custos, já que com ela é possível automatizar e simplificar tarefas manuais e demoradas. Sem falar nos ganhos significativos em relação à segurança, já que a biometria é algo único de cada indivíduo e aqui adiciono o uso da biometria 3D, ainda mais eficiente em relação a autenticação do usuário.

4. Cibersegurança

Com a disseminação do Pix e o estabelecimento do Open Finance, a segurança cibernética torna-se ainda mais crucial. Os bancos brasileiros seguirão investindo e dedicando atenção especial à cibersegurança incorporando ferramentas para aumentar a segurança dos canais digitais oferecidos aos usuários. Entre eles estão a biometria, o soft-token e as notificações push com o objetivo de proteger os canais digitais mas sem comprometer a experiência do usuário.

5. Drex

Uma adição notável às tendências é o Drex (Real Digital), iniciativa do Banco Central do Brasil. Com lançamento previsto para os próximos anos, o Drex representa a digitalização da moeda brasileira, proporcionando maior eficiência em transações e impulsionando a inclusão financeira. Sua implementação exigirá avanços significativos em segurança cibernética.
Diante de tantos avanços e inovações transformadoras, contar com soluções tecnológicas que auxiliem as instituições financeiras a oferecerem experiências inovadoras aos seus clientes será vital para a permanência neste mercado. O futuro do digital banking no Brasil está intrinsecamente conectado às tecnologias emergentes, incluindo o Drex e os pagamentos biométricos, e à capacidade de adaptação das instituições.

Compartilhe

Notícias relacionadas

Ponto de vista
O mundo está mudando e o Real também
Por Patricio Santelices, CEO da TecBanO Plano Real está caminhando para completar 30 anos e...
Ponto de vista
Revolução no setor financeiro alcança obrigações legais
Por Marcelo França, CEO da CelcoinNos últimos anos, o setor financeiro brasileiro tem passado por...
Exclusiva
IA generativa mantém Topaz na vanguarda e impulsiona abertura de capital
Em entrevista exclusiva, CEO Jorge Iglesias falou sobre a rápida evolução da tecnologia na empresa...
Exclusiva
Novas normas trazem ESG à contabilidade do ecossistema financeiro
Regulação define critérios para medição de riscos ambientais e sociais nas carteiras de crédito e...

Assine o CANTAnews

Não perca a oportunidade de saber todas as atualizações do mercado, diretamente no seu e-mail

plugins premium WordPress
Scroll to Top