Segundo o Ranking de Onboarding Digital 2021, as três principais características na escolha de uma instituição financeira foram: garantia de segurança do investimento/dinheiro; transparência na cobrança de taxas e tarifas e o respeito à privacidade das informações pessoais, respectivamente.
Na edição anterior, a transparência figurava em primeiro lugar. Neste ano, o item mais importante é a segurança.
O mesmo comportamento se repete quando se fala na motivação para a troca de uma instituição bancária. Nesse quesito, o principal motivador para a troca foi o mau atendimento, seguido por melhores tarifas e a segurança da informação e proteção de dados.
Outra tendência apontada pelo estudo é a expectativa de crescimento da adesão ao open banking à medida que mais bancos começam a abordar o tema.
Isso porque, segundo o estudo, 65% dos entrevistados não estavam familiarizados com o tema na ocasião da entrevista. A constatação é de que o usuário parece estar em um estágio anterior e precisa ser previamente educado sobre para que inovação tenha um impacto positivo maior nas várias classes sociais do país.
Com o aumento das campanhas de disseminação do open banking, é de se esperar o aumento da familiaridade nos próximos anos.
Apesar disso, ainda há muito o que se discutir em termos de aperfeiçoamento da experiência do consumidor no sentido de aderir ao programa e essa é uma discussão que ganhará forma a partir desse mês na Cantarino Brasileiro, na trilha CX que tem início no dia 19, com o lançamento do Informativo CB. Para saber mais, continue acompanhando nossas redes sociais.
Insights Ed. 16
Editorial – Ranking Onboarding Digital e a importância da experiência do consumidor
1. Vencedores do Ranking de Onboarding Digital 2021
2. CX: por uma boa experiência nos aplicativos dos bancos
3. Tendência: aumenta o número de contas por usuário
4. Tendência: migração para o digital
5. Tendências: segurança e open banking
Ponto de vista – O conhecimento transforma