Mais do que apontar caminhos na transformação da jornada dos clientes, o estudo que resultou no Ranking de Onboarding Digital 2021 olha para o futuro e aponta para as principais tendências do comportamento do consumidor frente à abertura de contas.
A ascensão contínua dos bancos e carteiras digitais em todas as faixas etárias é uma das tendências em destaque. De forma geral, a maior adesão aos serviços digitais, vista em todas as classes, é uma reflexão do aumento da maturidade digital.
Segundo o estudo, 60% dos entrevistados possuem ao menos uma conta em bancos digitais. Além disso, mais de 75% das pessoas priorizam o ambiente digital para abertura de conta.
Além disso, a maioria das pessoas que optam por migrar de instituição vão de um banco tradicional para um banco digital ou uma carteira digital. No comparativo com 2020, houve um aumento de 16% no número de pessoas que usam um banco digital como sua conta principal.
Ainda nesse caminho, como no estudo anterior, a escolha da instituição principal pelos usuários entrevistados está diretamente relacionada aos estímulos financeiros e à facilidade de uso do serviço. Observou-se também o aumento da importância de melhores programas de vantagem e bom limite de crédito em relação a 2020.
De forma geral, em termos de perfil do consumidor, ao escolher uma instituição financeira a questão de ser um banco digital é um aspecto mais valorizado por pessoas entre 20 e 30 anos, enquanto ser uma marca conhecida, ter muitas agências e ter tradição é o que desejam pessoas com mais de 40 anos.
A mudança de comportamento, segundo o estudo, pode estar relacionada à crescente bancarização da população, além da intensificação do mobile banking. Isso porque foi observada uma clara preferência pelas plataformas mobile, em vez de web, para a realização do cadastro. “Ou seja, além de proporcionar segurança, transparência e privacidade, a instituição também precisa oferecer a prática de um processo de abertura de conta através do celular para conquistar mais usuários”, reforça o relatório.
Insights Ed. 16
Editorial – Ranking Onboarding Digital e a importância da experiência do consumidor
1. Vencedores do Ranking de Onboarding Digital 2021
2. CX: por uma boa experiência nos aplicativos dos bancos
3. Tendência: aumenta o número de contas por usuário
4. Tendência: migração para o digital
5. Tendências: segurança e open banking
Ponto de vista – O conhecimento transforma