Tendência é que bancos e fintechs atuem em colaboração mútua para atender necessidades dos clientes

O Bank Transformation Leader da IBM, Sajal B Mukherjee, abriu a discussão sobre a ‘Revolução das Fintechs’ no Ciab FEBRABAN, trazendo uma visão sobre a evolução do ecossistema financeiro pós advento das fintechs e das novas tecnologias. Segundo ele, ao invés da competição pura e simples, na qual as novas empresas buscarão ocupar espaço das instituições tradicionais, o que ocorrerá será uma colaboração mutua que levará os bancos a atuar como plataformas de atração de inovações para oferecer serviços cada vez mais customizados e adaptados às necessidades dos clientes.

Moderado pelo   Gerente Executivo do Banco do Brasil, Roberto Paiva Zorron, o painel contou com a participação da   Superintende de Gestão de TI do Itaú Unibanco, Érica de Carvalho Jannini e do CIO e Diretor da Oxigênio Aceleradora da Porto Seguro, Ítalo Flammia.

Apesar de ressaltar que o Itaú não atua como uma plataforma, Jannini concordou que a iniciativa do banco com o Cubo tem funcionado realmente como um pólo de atração de inovações. “Existe realmente uma vontade de se ajudar. O banco promove a alavancagem para as startups e aprende com elas em itens como o foco no cliente, métodos de trabalho, inovação, novas tecnologias, cultura de escassez e agilidade”, disse.

Ítalo ressaltou que a atuação como plataforma é uma tendência que deve se consolidar não só entre bancos, mas também em outros setores. “Como aceleradora, nós cremos que os melhores investimentos são feitos em startups que trazem uma oportunidade de negócios que a empresa ainda não tinha visto. Não basta resolver problemas. É preciso ir além. Esta abordagem propositiva é o modelo ideal”, concluiu.

Compartilhe

Notícias relacionadas

Blog
Mudança na natureza jurídica da ANPD fortalece aplicação da LGPD
Por Edilma Rodrigues A Medida Provisória (MPV) nº 1.124, de 13 de junho de 2022 assinada pelo...
Blog
Mercado Pago usa tecnologia de segurança da Mastercard para criptos
A carteira digital do Mercado Livre, o Mercado Pago, vai usar
Blog
Ant Group lança banco digital para micro, pequenas e médias empresas em Singapura
O ANEXT Bank, banco digital de atacado de Singapura e parte do Ant Group, anunciou...
Blog
Cetelem vai reduzir 6 mil toneladas de CO² com emissão de cartões reciclados
O Banco Cetelem Brasil emitiu cerca de 370 mil cartões de plástico reciclado, desde o...

Assine o CANTAnews

Não perca a oportunidade de saber todas as atualizações do mercado, diretamente no seu e-mail

plugins premium WordPress
Scroll to Top