A Quotanda, plataforma de empréstimos como serviço (do inglês lending-as-a-service LAAS), desenvolveu um sistema de empréstimo estudantil, que permite que organizações implementem, gerenciem e mantenham programas de financiamento e, assim, tornem a educação de baixo custo mais acessível. Para se ter uma ideia, apenas durante o programa piloto da startup mexicana, que concorre ao Fintech Awards Latam 2017, foram registrados mais de 6M de dólares em pedidos, dez vezes o capital que a empresa tinha para apoiar os empréstimos.
Com o impacto do seu programa piloto e o sucesso das solicitações aprovadas pela plataforma, a empresa planeja fazer parcerias na América Latina e com bancos espanhóis (tentando se conectar com a geração de valor máximo da vida, os millenials) e escolas (que buscam aumentar a matrícula e retenção). Além disso, os governos, como o governo do México, oferecem programas de risco compartilhados para incentivar os bancos a emprestar para estudantes de alto risco em certas instituições.
O conjunto de serviços de empréstimo estudantil criado pela Quotanda faz a gestão dos principais aspectos da proposta, desde a abertura, passando pelas decisões de crédito até a gestão em longo prazo. O mecanismo é automatizado, com aplicação para celulares, fácil acesso e atendimento profissional ao longo de cada processo de concessão, o que amplia o acesso dos estudantes.
Do outro lado, esses recursos permitem que credores, escolas, instituições, fundações, governos, comunidades e investidores lancem e participem, de forma rápida, de programas de empréstimo estudantil. Para as escolas, a Quotanda melhora as taxas de matrícula e conclusão com o potencial de incrementar os lucros e fluxo de caixa (com contas a receber factoring). Já para os bancos, oferece um canal com custo de aquisição baixo orientando a clientes com alto valor da vida.
A história de empréstimos estudantis no México mostra que estes foram limitados a apenas 2% da população em idade universitária. Com resultado relativamente baixo em taxas de matrícula em universidades e cursos de graduação. A Quotanda tenta inverter esta tendência e melhorar o acesso financeiro ao ensino pós-secundário, servindo um mercado pouco atendido, uma vez que desenvolver e manter programas de empréstimo para estudantes envolvem custos muito elevados, tanto em tecnologia com em pessoal treinado.