Tecnologia facilita o empréstimo para estudantes mexicanos

A Quotanda, plataforma de empréstimos como serviço (do inglês lending-as-a-service LAAS), desenvolveu um sistema de empréstimo estudantil, que permite que organizações implementem, gerenciem e mantenham programas de financiamento e, assim, tornem a educação de baixo custo mais acessível. Para se ter uma ideia, apenas durante o programa piloto da startup mexicana, que concorre ao Fintech Awards Latam 2017, foram registrados mais de 6M de dólares em pedidos, dez vezes o capital que a empresa tinha para apoiar os empréstimos.

Com o impacto do seu programa piloto e o sucesso das solicitações aprovadas pela plataforma, a empresa planeja fazer parcerias na América Latina e com bancos espanhóis (tentando se conectar com a geração de valor máximo da vida, os millenials) e escolas (que buscam aumentar a matrícula e retenção). Além disso, os governos, como o governo do México, oferecem programas de risco compartilhados para incentivar os bancos a emprestar para estudantes de alto risco em certas instituições.

O conjunto de serviços de empréstimo estudantil criado pela Quotanda faz a gestão dos principais aspectos da proposta, desde a abertura, passando pelas decisões de crédito até a gestão em longo prazo. O mecanismo é automatizado, com aplicação para celulares, fácil acesso e atendimento profissional ao longo de cada processo de concessão, o que amplia o acesso dos estudantes.

Do outro lado, esses recursos permitem que credores, escolas, instituições, fundações, governos, comunidades e investidores lancem e participem, de forma rápida, de programas de empréstimo estudantil.  Para as escolas, a Quotanda melhora as taxas de matrícula e conclusão com o potencial de incrementar os lucros e fluxo de caixa (com contas a receber factoring). Já para os bancos, oferece um canal com custo de aquisição baixo orientando a clientes com alto valor da vida.

A história de empréstimos estudantis no México mostra que estes foram limitados a apenas 2% da população em idade universitária. Com resultado relativamente baixo em taxas de matrícula em universidades e cursos de graduação. A Quotanda tenta inverter esta tendência e melhorar o acesso financeiro ao ensino pós-secundário, servindo um mercado pouco atendido, uma vez que desenvolver e manter programas de empréstimo para estudantes envolvem custos muito elevados, tanto em tecnologia com em pessoal treinado.

Compartilhe

Notícias relacionadas

Blog
Mudança na natureza jurídica da ANPD fortalece aplicação da LGPD
Por Edilma Rodrigues A Medida Provisória (MPV) nº 1.124, de 13 de junho de 2022 assinada pelo...
Blog
Mercado Pago usa tecnologia de segurança da Mastercard para criptos
A carteira digital do Mercado Livre, o Mercado Pago, vai usar
Blog
Ant Group lança banco digital para micro, pequenas e médias empresas em Singapura
O ANEXT Bank, banco digital de atacado de Singapura e parte do Ant Group, anunciou...
Blog
Cetelem vai reduzir 6 mil toneladas de CO² com emissão de cartões reciclados
O Banco Cetelem Brasil emitiu cerca de 370 mil cartões de plástico reciclado, desde o...

Assine o CANTAnews

Não perca a oportunidade de saber todas as atualizações do mercado, diretamente no seu e-mail

plugins premium WordPress
Scroll to Top