Crédito: canva

Tecnologia e dados são facilitadores do crédito estudantil no Brasil

Superação da falta de histórico financeiro e combate à inadimplência são alguns benefícios gerados pela captação de dados alternativos
por redação Cantarino Brasileiro
O crédito estudantil como um importante instrumento de desenvolvimento social, permitindo aos estudantes maior acesso às instituições do ensino superior privado. No Brasil, por exemplo, soluções como o Fies, o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior criado pelo governo federal, atingem milhares de pessoas matriculadas nas faculdades do país. Já para as instituições privadas, a análise do crédito estudantil vem se transformando, cada vez mais, com a tecnologia – que oferece aos futuros alunos novas oportunidades. 
O assunto tem sido explorado a fundo na trilha Bancos & Educação, da Cantarino Brasileiro e gera reflexões no mercado. Nesse tema, a análise dos dados alternativos é peça fundamental para se chegar a bons resultados, conforme citaram os especialistas em discussão gerada durante o painel “Crédito estudantil: por uma análise mais justa”, no webinar que compôs a trilha de conhecimento. 

REVEJA A DISCUSSÃO:

A visão é compartilhada por outros players do mercado. Danilo Coelho, diretor executivo de produtos e dados da Quod, datatech que atua no segmento de análise de crédito, prevenção à fraude e inteligência de cobrança, acredita que, para jovens sem históricos financeiros, a digitalização ajuda a entender o perfil do indivíduo e pode colaborar na avaliação da decisão. “Ainda, com tecnologias como Pix e os bancos digitais, há uma tendência de a inclusão financeira começar cada vez mais cedo, o que facilita a identificação de padrões de comportamentos financeiros”, afirma.

Dados x Inadimplência

Segundo pesquisa divulgada pela Sponte, a taxa de inadimplentes no ensino superior privado em 2023 era de quase 30%. E, em uma fase de desenvolvimento pessoal e inserção no mercado de trabalho, essas dívidas podem se tornar um percalço no futuro do cidadão. Assim, a tecnologia também exerce um papel importante no combate à inadimplência.

“Saber usar a análise de dados e as ferramentas disponibilizadas pelo mercado ajuda na decisão do ‘crédito responsável’”, explica Danilo. “Para as empresas, portanto, é necessário compreender a importância e os impactos dentro do contexto da decisão de crédito. Por exemplo, percebendo a correlação entre o indivíduo, a futura formação e o histórico familiar é possível prever comportamentos e evitar perdas para ambos os lados. Essas informações mais complexas, que dependem de alto poder de análise, podem ser providas pela tecnologia”.

O especialista destaca, ainda, a evolução constante da aquisição de dados proporcionada pelos avanços recentes em ferramentas de inteligência artificial e reconhecimento de informações complexas – que permitem o entendimento do cenário para a tomada de decisões não só precisas, como também, responsáveis. “A inovação pode nos ajudar a entender todo um contexto que pode ser bastante complexo e que é essencial até para repactuar o contrato e dar escala à situações, compreendendo a dívida de maneira humana e circunstancial. Assim, recuperando a cidadania e ajudando o aluno em uma fase decisória da vida”, completa o executivo.

Compartilhe

Notícias relacionadas

Ponto de vista
O mundo está mudando e o Real também
Por Patricio Santelices, CEO da TecBanO Plano Real está caminhando para completar 30 anos e...
Ponto de vista
Revolução no setor financeiro alcança obrigações legais
Por Marcelo França, CEO da CelcoinNos últimos anos, o setor financeiro brasileiro tem passado por...
Exclusiva
IA generativa mantém Topaz na vanguarda e impulsiona abertura de capital
Em entrevista exclusiva, CEO Jorge Iglesias falou sobre a rápida evolução da tecnologia na empresa...
Exclusiva
Novas normas trazem ESG à contabilidade do ecossistema financeiro
Regulação define critérios para medição de riscos ambientais e sociais nas carteiras de crédito e...

Assine o CANTAnews

Não perca a oportunidade de saber todas as atualizações do mercado, diretamente no seu e-mail

plugins premium WordPress
Scroll to Top