TecBan testa videoconferência em Libras no Banco24Horas

TecBan testa videoconferência em Libras no Banco24Horas

Com um olhar para inovação, inclusão e excelência em experiência do cliente, a TecBan está realizando uma prova de conceito do primeiro caixa eletrônico capaz de viabilizar o atendimento humanizado por linguagem de Libras (Língua Brasileira de Sinais) para pessoas com deficiência auditiva e surdos no Brasil. A funcionalidade comprova um dos potenciais da tecnologia 5G com a transmissão de vídeo em alta qualidade sem interrupções.

Dados do IBGE, de 2020, apontam que o Brasil tem mais de 10 milhões de pessoas surdas. “A excelência no atendimento ao cliente é um princípio da TecBan e estamos certos de que com o avançar do 5G no Brasil e uma possível escalada do formato de videoconferência de alta qualidade tem um potencial enorme para levar cada vez mais inclusão financeira para todos os brasileiros, de todas as regiões, classes sociais e necessidades específicas”, comenta Alexandra Muniz, Gerente Executiva de Atendimento na TecBan. 

Além disso, a executiva reforça a conveniência da solução: “Sem necessidade de usar os seus recursos próprios, como o celular e a internet, o cliente que tiver qualquer intercorrência durante a realização das transações pode imediatamente entrar em contato com a nossa central de atendimento dando abertura a protocolos e tendo, em muitos casos, a resolução em tempo real”.

Para utilizar o atendimento via vídeo, basta seguir um passo-a-passo simples e intuitivo: na tela inicial, há um espaço para inserir o nome do cliente que realizará a chamada e um quadrado de para assinalar o aceite dos termos de atendimento em conformidade com a da Lei de Proteção Geral de Dados. Em seguida, será realizado um teste de velocidade de internet, que ao ser concluído, apresentará uma tela confirmando a experiência em 5G e, automaticamente, o atendimento será iniciado. Quando a videochamada é encerrada, o aplicativo inicia uma pesquisa de satisfação para coleta de dados sobre a experiência. 

A experimentação é fruto de um trabalho em equipe. Internamente, o projeto foi liderado pelo TechLab, laboratório de tecnologia da TecBan formado por um time multidisciplinar. “O TechLab é uma iniciativa da TecBan que desenvolveu um ambiente seguro para que as principais tendências e inovações sejam exploradas, tanto pensando em desenvolvimento de soluções que serão aplicadas em nossos negócios, quanto na livre experimentação para aprimoramento de conhecimentos e conceitos. Neste caso em específico pela evidente melhoria no atendimento ao cliente, tem tudo para ser um projeto escalado para toda a rede do Banco24Horas”, afirma Carlos Quevedo, Gerente Executivo de Arquitetura Corporativa e Inovação Tecnológica na TecBan.

O TechLab está também estudando e desenvolvendo as próximas fases. Segundo Quevedo, um próximo passo será a realização dos testes com as chamadas de vídeo 5G a partir de um aplicativo que poderá ser utilizado em smartphones.

Para o futuro, além da implementação do recurso para o uso do público, há ainda muitas possibilidades de desdobramentos e melhorias. “É possível imaginar, por exemplo, que a chamada por vídeo em um caixa eletrônico possa ser realizada para um atendimento mais personalizado de uma gerência ou de uma central das mais de 150 instituições que já utilizam o Banco24Horas”, conclui Marcelo Preto.

Com assessoria de imprensa

Compartilhe

Notícias relacionadas

TOP 6
CMN e BC aprovam medidas para amenizar os efeitos da calamidade pública no RS
O Banco Central monitorará continuamente o funcionamento da intermediação financeira na regiãoEm reunião extraordinária no...
TOP 6
Competição voltada às tecnologias para finanças sustentáveis abre inscrições
Quinta edição do G20 TechSprint foi lançada pelo Banco Central (BC) e o Centro de...
TOP 6
Celcoin adquire startup especializada em regulação bancária e fiscal
Reg+ representa a quarta aquisição em dois anos, e reforça o investimento da empresa em...
TOP 6
Programa Celular Seguro é desconhecido por 40% da população, aponta pesquisa
Levantamento encomendado pela Febraban mostra que 29% dos entrevistados não estão interessados na plataformaAté o...

Assine o CANTAnews

Não perca a oportunidade de saber todas as atualizações do mercado, diretamente no seu e-mail

plugins premium WordPress
Scroll to Top