Sua empresa está preparada para tokenizar?

por Sérgio Yamani, diretor de inovação da 7COMm

 

Com a chegada da tokenização, uma nova era na economia digital se aproxima e é fundamental que empresas e instituições financeiras se preparem para capitalizar essa tendência e desfrutar dos seus benefícios.
Para tokenizar ativos financeiros é necessário, primeiramente, entender os princípios da blockchain e da tecnologia de contratos inteligentes, que são a base da tokenização. Isso pode exigir investimentos em treinamento e desenvolvimento de habilidades internas, bem como a avaliação de parceiros tecnológicos ou consultorias especializadas.
O objetivo dessa evolução, independentemente do porte da organização e do setor de atuação, é impulsionar novos negócios, produtos e serviços na economia digital, e identificar oportunidades de inovação e diferenciação nos atuais modelos de negócios.
Para ingressar com sucesso nessa evolução do mercado financeiro brasileiro, é essencial adotar uma abordagem estratégica e holística. Isso envolve a realização de análises de mercado e avaliação de concorrência para identificar lacunas e oportunidades. Toda essa movimentação, na verdade, se trata de uma visão clara de uma estratégia de tokenização alinhada aos objetivos de negócio e à regulamentação. Hoje, essa regulamentação está em curso para proporcionar mais segurança ao consumidor, e evitar fraudes.

Consultoria é chave

O valor da consultoria neste momento de descobertas é significativo. Especialistas em tokenização e blockchain podem fornecer insights valiosos, experiência prática e orientação para ajudar as empresas a navegarem com sucesso nesse mar de águas ainda turvas. 
Consultores podem ajudar tanto na implementação como na elaboração de estratégias personalizadas, na seleção de tecnologias adequadas, na identificação de parceiros e na conformidade regulatória, além de oferecer suporte contínuo durante a implementação e a operação das soluções tokenizadas.
Essa preparação, no entanto, não é uma exigência imposta apenas a empresas e instituições financeiras que pretendem ingressar na tokenização. É também um empenho essencial dos parceiros.
Na 7COMm, a capacitação dos times em inovações e tecnologias emergentes é constante, no caso da tecnologia blockchain trabalhamos com esta tecnologia deste 2016, acompanhando a sua evolução, regulamentação e desenvolvendo projetos e soluções de rastreabilidade, registro de ativos e tokenização. No momento também participamos de um dos consórcios credenciados pelo Banco Central para a realização de testes com o Drex, o real digital brasileiro.
Nem todos os ativos devem ser tokenizados, para cada ativo é preciso fazer uma análise para verificar se a tokenização trará benefícios reais para todo o processo e o modelo de negócios.
A 7COMm está preparada para ajudar as empresas nesta jornada rumo à economia tokenizada.
Muito além da especialização do parceiro em tokenização e blockchain, importantes hard skills, o grande valor agregado é a capacidade de análise da necessidade de cada empresa e instituição e construção de estratégias sob medida.

Compartilhe

Notícias relacionadas

Ponto de vista
O papel da tecnologia nas finanças sustentáveis
por Maurício Augusta, 7COMmNo cenário contemporâneo, a interseção entre finanças e sustentabilidade emergiu como um...
Ponto de vista
Banco do futuro: por que empresas de outros setores estão de olho na oferta de serviços bancários
por Carlos Eduardo Benitez é CEO da BMPHá cerca de 30 anos, as pessoas que precisavam...
Ponto de vista
Tecnologia de ponta na criação de score de crédito inovador
Por Leandro Bartolassi, Diretor de Estratégia de Dados da ClearSaleA ClearSale, por meio de seu...
Ponto de vista
Os avanços das mulheres na liderança em empresas financeiras
por Laura Salles, CEO da Plurie BRDurante os últimos meses muito se falou de questões...

Assine o CANTAnews

Não perca a oportunidade de saber todas as atualizações do mercado, diretamente no seu e-mail

plugins premium WordPress
Scroll to Top