Uma pesquisa realizada pela consultoria Juniper Research, divulgada nesta semana, aponta que as empresas envolvidas no mercado de bitcoins e de tecnologia blockchain receberam no primeiro semestre deste ano US$ 290 milhões em investimentos do tipo venture capital (VC). O levantamento mostra que mais de 30 startups dessa área no mundo contaram com aportes no período, sendo que o maior volume movimentado está diretamente ligado ao setor bancário no qual várias instituições adotaram o protocolo blockchain Ripple ou outras soluções.
O trabalho destaca ainda a crescente diversificação da implantação do blockchain nas empresas, com aplicações que vão desde identidade até gestão de ativos. Segundo o documento, em áreas como liquidação de operação, a introdução de um sistema baseado em blockchain reduz substancialmente tanto o risco quanto o tempo necessário para a verificação de erros. Além disso, foi demonstrado que na remessa entre fronteiras, a tecnologia poderia permitir aos novos operadores oferecer serviços a custos significativamente mais baixos para os consumidores.
Apesar do otimismo, os problemas não passaram em branco no estudo. A Juniper lembrou ocorrências recentes sobre falhas de segurança na tecnologia, como o caso de uma brecha na rede DAO (Decentralised Autonomous Organisation), que resultou na apropriação de quase US$ 80 milhões em bitcoins.
“Embora a tecnologia blockchain ofereça o potencial para aumentar a velocidade, a transparência e a segurança em toda uma gama de verticais, tem que haver testes rigorosos e robustos em cada caso de uso exclusivo antes de ser tomada qualquer decisão de implantação”, afirma o autor da pesquisa, Windsor Holden.