Startup cria solução para diagnosticar pessoas autistas e superdotadas

Startup cria solução para diagnosticar pessoas autistas e superdotadas

Por Edilma Rodrigues

A CogniSigns, startup de impacto social, desenvolveu a solução bio data, knowledge & health, que usa inteligência artificial e ciência de dados para permitir que um dispositivo móvel possa fazer a triagem digital de pessoas superdotadas ou com autismo. A empresa catarinense detectou grande defasagem entre os casos existentes na população e as taxas reais detectadas. A inciativa foi a primeira colocada no Open Finance Awards, promovido pela Cantarino Brasileiro e Innovation LATAM, na categoria especial “Soluções ESG”.

A tecnologia da CogniSigns usa protocolos de saúde e de educação, inteligência artificial, chatbot, processamento de linguagem natural, análise de sentimento, visão computacional com rastreamento ocular e facial e ciência de dados. E identifica indivíduos que apresentam sintomas de autismo ou superdotação. A startup explica que essas pessoas não recebem nenhum diagnóstico ou o apoio real de que precisam para facilitar seu desenvolvimento e, portanto, não desenvolvem todo seu potencial. Além disso, a falta de uma abordagem preventiva ao autismo e à superdotação leva a enormes perdas em termos de capital social e econômico, uma vez que os recursos não são gastos e alocados de forma eficaz.

Nesse sentido, as soluções digitais da CogniSigns, que podem ser usadas em uma plataforma web ou em aplicativo, integram a coleta e a análise de reações fisiológicas, psicológicas e sociais em contextos de saúde e educacionais. A tecnologia combina PNL (programação neurolinguística), análise de sentimento aplicada por chatbots, visão computacional feita por meio de diagnóstico de imagem, com utilização de eye tracking via webcam, que pode ser usada por qualquer pessoa, em qualquer lugar, o que proporciona acessibilidade e agilidade.

Compartilhe

Notícias relacionadas

Blog
Mudança na natureza jurídica da ANPD fortalece aplicação da LGPD
Por Edilma Rodrigues A Medida Provisória (MPV) nº 1.124, de 13 de junho de 2022 assinada pelo...
Blog
Mercado Pago usa tecnologia de segurança da Mastercard para criptos
A carteira digital do Mercado Livre, o Mercado Pago, vai usar
Blog
Ant Group lança banco digital para micro, pequenas e médias empresas em Singapura
O ANEXT Bank, banco digital de atacado de Singapura e parte do Ant Group, anunciou...
Blog
Cetelem vai reduzir 6 mil toneladas de CO² com emissão de cartões reciclados
O Banco Cetelem Brasil emitiu cerca de 370 mil cartões de plástico reciclado, desde o...

Assine o CANTAnews

Não perca a oportunidade de saber todas as atualizações do mercado, diretamente no seu e-mail

plugins premium WordPress
Scroll to Top