Por Edilma Rodrigues
A crise econômica e o desemprego no Brasil continuam a afetar a concessão de crédito a pessoas e empresas. E não é à toa, segundo o Serviço de Proteção ao Crédito, o SPC Brasil, 52% dos brasileiros estavam com o “nome sujo”, em setembro, o que corresponde a 62,6 milhões de pessoas. Isto afeta a concessão de crédito tanto a indivíduos como a corporações. O Banco Central informou que a taxa de inadimplência ao crédito do sistema financeiro no Brasil chegou a 3,04%, no mesmo período. “Em termos absolutos, isso significa aproximadamente R$ 96,6 bilhões de um saldo total de R$ 3,168 trilhões. Os valores não discriminam as contas em vermelho de empresas e pessoas físicas,” explica a Agência Brasil.
Nesse cenário, o BMP MoneyPlus lançou em julho o PoupCar, ferramenta que aprova o crédito por meio da reputação para quem está negativado ou com problemas para comprovar renda, usando Inteligência Artificial e Machine Learning. De lá para cá, a solução teve aproximadamente 300 operações contratadas, com adesão em todo o território nacional. “O objetivo é que, em seis meses, este número alcance 2 mil operações por mês,” estima o CEO do BMP MoneyPlus, Carlos Eduardo Benitez.
A reputação de bom pagador (score) é criada do zero, sem considerar o passado financeiro do cliente. “Se este pagar as prestações em dia, sua reputação de bom pagador será positiva e o valor contratado será liberado sem a necessidade de comprovação de renda ou de consulta ao CPF ou CNPJ. É uma nova forma de entender o crédito, tanto para o cliente como para a instituição financeira,” assinala a empresa
O CEO esclarece que esta segunda chance permite que clientes desprezados pelo sistema financeiro se reinsiram na movimentação da economia. Muita gente se endividou nos últimos quatro anos e se reergueu, mas não conseguiu liquidar a dívida passada. Se fazia necessário um produto reputacional, e esta é a missão do PoupCar, avalia Benitez.
O BMP MoneyPlus informa que, sem análise de crédito ou necessidade de comprovação de renda, o futuro cliente acessa o PoupCar, via site ou aplicativo, escolhe o valor que precisa para comprar seu veículo (até R$ 100 mil, que podem ser investidos em carro de passeio, utilitário ou máquinas e equipamentos) e a quantidade de parcelas (entre 12 e 60); faz a simulação do empréstimo e, se achar tudo adequado, fecha o negócio.
Quando tiver pago metade das prestações, recebe o valor total para a aquisição do veículo e continua pagando. É uma ferramenta reputacional; eu acredito que a pessoa vai entender que o pagamento programado é a melhor forma de acesso ao crédito, o cliente está comprometendo somente aquilo que pode pagar, explica o CEO.
Ainda segundo a empresa, o PoupCar é um financiamento programado, com taxas de juros de 0,59% a.m, que desde o início da contratação, permite ao cliente saber a data que seu crédito será liberado e que as prestações terão valor fixo.
Com informações da assessoria de imprensa, Agência Brasil