A Magnetis, consultoria de investimentos automatizados, desenvolveu um robo-advisor que personaliza as indicações e permite que pessoas com pouco conhecimento em finanças, optem pelas melhores aplicações financeiras disponíveis. A solução, que concorre ao Fintech Awards Latam 2017, cria um plano sob medida, feito por algoritmos que analisam perfil e objetivos de cada pessoa. Por serem elaboradas de forma imparcial, as recomendações deixam de ser enviesadas, eliminando conflito de interesses normalmente presente nas indicações dos bancos tradicionais que, vale lembrar, concentram 85% dos recursos investidos pelos brasileiros.
Segundo a empresa, seu modelo de negócio democratiza o acesso a esse tipo de consultoria que, tradicionalmente, era acessível somente a pessoas com muitos milhares ou alguns milhões para investir, clientes classificados no perfil private dos bancos. Para aplicar, é preciso abrir uma conta na corretora parceira, Easynvest. O serviço contratado, que é gratuito, foi testado por mais de 25 mil pessoas e assegura investimentos mais inteligentes e com menor custo. O valor mínimo é de R$ 15 mil e todas as carteiras possuem uma combinação de ativos pensada para maximizar a rentabilidade e minimizar os riscos de acordo com o perfil de cada pessoa.
O plano de investimentos projetado pelo algoritmo é posto em ação automaticamente, com monitoramento constante. Todo o processo é 100% online, mas a Magnetis oferece para quem tem dúvidas, atendimento de uma equipe de consultores por telefone, e-mail ou chat. O uso de algoritmos faz com que os custos de consultoria da Magnetis sejam menores que dos bancos ou assessorias tradicionais. Outra diferença, é que no modelo tradicional os consultores humanos não conseguem atender a um volume grande de clientes. Com a automatização, o serviço ganha escala e, com isso, os custos são reduzidos.