A Atento, maior empresa de serviços de gestão do relacionamento com clientes e processos de negócios (CRM/BPO) na América Latina, já contabiliza 10% de seu faturamento no Brasil como fruto da solução ‘Cobrança Avançada’ que apoia companhias na recuperação efetiva do crédito usando múltiplos canais de relacionamento, ferramentas e processos. De acordo com a Serasa Experian, o número de brasileiros inadimplentes chegou a 60 milhões em março, ante 57,9 milhões em dezembro, passando a representar 41% da população com mais de 18 anos.
O diretor de marketing e estratégia da Atento, Regis Noronha, comenta que o cenário caracteriza aumento da demanda para empresas de CRM/BPO, assim como aumento do esforço para efetivar o contato. “Diante da dificuldade de pagamento por parte dos inadimplentes, a empresa aumentou de três para seis o número médio de contatos necessários para efetivar uma negociação. É fundamental conhecer a fundo o perfil do consumidor e investir no relacionamento e na melhor abordagem”, diz.
Segundo Noronha, a companhia também segue investindo em tecnologia de ponta e sistemas de inteligência que permitem a identificação de potenciais pagadores, aumentando a recuperação da carteira e reduzindo custos. “Apesar do contato telefônico ainda ser o preferido dos consumidores no momento de se relacionar com uma empresa, o uso de ferramentas digitais mais baratas tem sido uma alternativa”, disse.
O executivo informa que além da cobrança, a empresa já conta com uma história de quase duas décadas de trabalho em parceria com os principais bancos, instituições financeiras e seguradoras do país, atuando também em vendas, trade marketing, atendimento ao cliente, back office, gestão de reclamações e suporte técnico, entre outras áreas.