fepweb

Sobrevivência digital vai além da contingência e impõe racionalização de processos anacrônicos

Eliminar a papelada, operar com dados atualizados e confiáveis e ter esquemas estruturados de colaboração e workflow são os pilares da continuidade de negócios e serão vitais para ambientes financeiros 

Embora alguns participantes do webinar Como transformar desafios da pandemia em oportunidades de negócio – conduzido por Sérgio Flôr, CEO da FEPWeb™, para gestores de instituições financeiras – considerem suas organizações bem digitalizadas, a maioria reconhece que não estava preparada para a demanda explosiva de serviços digitais decorrente da pandemia da COVID-19. 

“As companhias, particularmente as grandes, têm Planos de Continuidade de Negócios. Essa estratégia prevê a indisponibilidade de alguns sistemas e ferramentas, mas agora foi todo o ecossistema que deixou de funcionar”, resumiu o executivo. Além disso, por mais que as organizações já liberassem alguns funcionários para trabalhar parte do tempo em casa, assim como já ofereciam serviços online aos clientes, ninguém esperava ter 80% da força de trabalho em home office, ou que seu cliente fosse impedido de se deslocar para entregar um documento.

Para atender às preocupações práticas de relacionamento com clientes, análise de crédito e back office, Flôr tomou como referência algumas funcionalidades da solução FEPWeb™ DOM, que simplifica aspectos comerciais, operacionais e jurídicos da modernização da gestão de cadastros e documentos. Ele destaca que esse produto foi concebido a partir de muita conversa com a base de clientes, que acabaram definindo o desenho do software. “O DOM garante formulários simples, dinâmicos, sem papel e principalmente com segurança jurídica, que é um ponto de atenção de todos”, conta.

Interações não presenciais com clientes e reorganização do back office

Oferecer alternativas como onborading digital e outras conveniências no ciclo de relacionamento com o cliente, além de aumentar o alcance e a competitividade das instituições, agora é uma questão de viabilidade. “A diferença desta crise é que se fecham lojas, se reduzem deslocamentos e tudo isso traz interrupção”, constata Flôr.

Dentro das organizações, o benefício em termos de Eficiência Operacional vai além da redução de head count para cuidar do fluxo e da guarda de documentos físicos. Com a digitalização, se passou a contar com dashboard com visão de todos os formulários e upload de documentos. Com isso, eliminam-se os contratempos e os riscos de indisponibilidade da informação ou do documento quando necessários.

Outra transformação importante é a correta priorização e andamento dos processos. Além das facilidades para a construção de formulários, os usuários podem também criar workflows de análise e aprovação, o que automatiza o controle do cumprimento de procedimentos e prazos.

No dia a dia das organizações, contratempos como a demora para obter uma informação ou retrabalho por falhas de workflow e colaboração ainda são comuns. Mas, agora com a crise, podem dificultar muito, ou mesmo inviabilizar, a continuidade das atividades, uma vez que os colaboradores passam por grandes mudanças em suas rotinas de trabalho. “A Transformação Digital se tornou uma questão de Sobrevivência Digital”, define Flôr.

Governança e recuperação econômica

Além de mecanismos de garantia de autenticidade das assinaturas não presenciais, o FEPWeb DOM suporta o gerenciamento de compliance em todo o ciclo de vida das informações e da documentação. “Podem-se definir regras de atualização da documentação cadastral e outros controles. Há casos em que se o campo ‘endereço’ é alterado, se exige um upload de um novo comprovante para validar”, exemplifica.

O CEO da FEPWeb avalia que a continuidade e a sustentabilidade dos serviços financeiros é uma prioridade relacionada a todos os setores da economia. “As instituições terão um forte papel na recuperação, com oferta de créditos e serviços às empresas”, destaca.

Você pode conferir o webinar na íntegra clicando aqui.

Compartilhe

Notícias relacionadas

Blog
Mudança na natureza jurídica da ANPD fortalece aplicação da LGPD
Por Edilma Rodrigues A Medida Provisória (MPV) nº 1.124, de 13 de junho de 2022 assinada pelo...
Blog
Mercado Pago usa tecnologia de segurança da Mastercard para criptos
A carteira digital do Mercado Livre, o Mercado Pago, vai usar
Blog
Ant Group lança banco digital para micro, pequenas e médias empresas em Singapura
O ANEXT Bank, banco digital de atacado de Singapura e parte do Ant Group, anunciou...
Blog
Cetelem vai reduzir 6 mil toneladas de CO² com emissão de cartões reciclados
O Banco Cetelem Brasil emitiu cerca de 370 mil cartões de plástico reciclado, desde o...

Assine o CANTAnews

Não perca a oportunidade de saber todas as atualizações do mercado, diretamente no seu e-mail

plugins premium WordPress
Scroll to Top