nota4

Site usa inteligência artificial para criar fotos de pessoas que não existem

Em 2018, vídeos que substituíam o rosto de uma pessoa por outra causaram muita polêmica. Vários famosos pediram uma legislação para coibir a prática e vários sites que faziam essa troca de rostos surgiram dia após dia.

A coisa ficou ainda pior: um desenvolvedor chamado Phillip Wang criou um site que gera “rostos plausíveis” com o uso de inteligência artificial. Batizado de “Essa pessoa não existe” (thispersondoesnotexist.com), o site usa rede neurais da NVIDIA para criar rostos tomando por base um catálogo de fotos.

Por mais que os resultados ainda sejam imperfeitos, é assustador pensar que computadores sejam capazes de criar faces fidedignas de modo automatizado. O idealizador do site contou ao site Motherboard que o programa é capaz de criar um novo rosto a cada dois segundos.

O site de tecnologia norte-americano Engadget diz que a ideia de Wang abre discussão sobre os riscos desse tipo de funcionalidade. Redes sociais como Twitter e Reddit estão tentando remover esses vídeos, enquanto sites como o Gfycat pensam em como deletar esses perfis de modo automatizado.

Não existe legislação específica para esses casos em que o rosto de uma pessoa é colocado no corpo de outra, o que faz com que a prática passe impune. Até agora, o uso mais comum dessa tecnologia é em sites de pornografia, colocando rostos de famosos em corpos falsos. O sistema da NVIDIA para criar imagens com algoritmos não é exclusivo para rostos e já conseguiu criar carros, gatos e quartos que não existem na vida real.

Fonte: Jovem Nerd

Compartilhe

Notícias relacionadas

Blog
Mudança na natureza jurídica da ANPD fortalece aplicação da LGPD
Por Edilma Rodrigues A Medida Provisória (MPV) nº 1.124, de 13 de junho de 2022 assinada pelo...
Blog
Mercado Pago usa tecnologia de segurança da Mastercard para criptos
A carteira digital do Mercado Livre, o Mercado Pago, vai usar
Blog
Ant Group lança banco digital para micro, pequenas e médias empresas em Singapura
O ANEXT Bank, banco digital de atacado de Singapura e parte do Ant Group, anunciou...
Blog
Cetelem vai reduzir 6 mil toneladas de CO² com emissão de cartões reciclados
O Banco Cetelem Brasil emitiu cerca de 370 mil cartões de plástico reciclado, desde o...

Assine o CANTAnews

Não perca a oportunidade de saber todas as atualizações do mercado, diretamente no seu e-mail

plugins premium WordPress
Scroll to Top