nota2

Sistema usa IA para detectar fraudes no reconhecimento facial à distância

Por Edilma Rodrigues

A biometria por reconhecimento facial, usada para confirmar a autenticidade de uma transação à distância, começa a ser atacada por criminosos, com máscaras que imitam perfeitamente rostos humanos, no intuito de burlar esses softwares. Para impedir esse tipo de fraude, a Certibio, unidade de biometria da Certisign, agregou à sua solução de reconhecimento facial, o FaceCheck, funcionalidade baseada em inteligência artificial, chamada Liveness Detection (detecção de vida, em tradução livre), que consegue determinar se existe, de fato, uma pessoa viva em frente à câmera.

A solução foi aprimorada em parceria com a norte-americana FaceTec e deve se tornar o novo padrão para reconhecimento facial em smartphones e webcams. O comunicado da empresa à imprensa informa que esse novo recurso foi testado e detectou 100% dos 1.500 testes de fraudes realizados na tecnologia de liveness detection. “O sistema de inteligência artificial utilizado é treinado para detectar ataques muito sofisticados, desde o uso de simples fotos de papel, até o uso de máscaras 3D ou bonecos de cera ultrarrealistas. O sistema possibilita uma experiência de usuário intuitiva, com funcionamento omnichannel e a detecção de liveness revolucionária para as transações digitais.

Segundo o diretor da Certibio, Igor Rocha, o sistema deve ser utilizado, principalmente, por instituições financeiras e varejistas que possuem grandes índices de prejuízos por falsidade ideológica. Para que migrem com segurança a totalidade de suas operações para a modalidade digital, essas empresas precisam garantir, ao mesmo tempo, a identidade do correntista ou consumidor e seu consentimento em relação à transação. “O Liveness Detection vai verificar se o dono da identidade está realmente presente no momento em que a operação estiver sendo realizada, evitando-se o uso de fotografias, máscaras e demais apetrechos desenvolvidos para burlar o sistema de reconhecimento facial.”

Na opinião do executivo, a tecnologia será importante para a evolução do ambiente de negócios brasileiro. Tecnologias que deem garantias de autenticidade às transações 100% on-line são fundamentais para a transformação digital das empresas, resume Rocha. Temos, como exemplo dessa demanda, o aumento de correntistas que buscam por um relacionamento a distância com o seu banco, e isso será predominante em pouco tempo, por conta da comodidade proporcionada, acrescenta.

Com informações da assessoria de imprensa

Se interessou por este conteúdo? Saiba mais e participle do AI View 2019, o evento mais relevante de Inteligência Artificial da atualidade, acessando o site: http://aiview.com.br

Compartilhe

Notícias relacionadas

Blog
Mudança na natureza jurídica da ANPD fortalece aplicação da LGPD
Por Edilma Rodrigues A Medida Provisória (MPV) nº 1.124, de 13 de junho de 2022 assinada pelo...
Blog
Mercado Pago usa tecnologia de segurança da Mastercard para criptos
A carteira digital do Mercado Livre, o Mercado Pago, vai usar
Blog
Ant Group lança banco digital para micro, pequenas e médias empresas em Singapura
O ANEXT Bank, banco digital de atacado de Singapura e parte do Ant Group, anunciou...
Blog
Cetelem vai reduzir 6 mil toneladas de CO² com emissão de cartões reciclados
O Banco Cetelem Brasil emitiu cerca de 370 mil cartões de plástico reciclado, desde o...

Assine o CANTAnews

Não perca a oportunidade de saber todas as atualizações do mercado, diretamente no seu e-mail

plugins premium WordPress
Scroll to Top