nota7

Sistema do Google identifica riscos de doenças cardiovasculares pela retina

Pode até parecer trocadilho de provérbio popular, mas se depender do Google, quem vê os olhos verá o coração. A conclusão foi obtida em um estudo de uma de suas subsidiárias de tecnologia, a Verily Life Sciences, que usou inteligência artificial para prever algo grave: a probabilidade de um paciente sofrer um ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral (AVC).

Os pesquisadores fizeram essas determinações examinando imagens da retina de mais de 280 mil pacientes dos Estados Unidos e do Reino Unido, validados em dois conjuntos de dados independentes de 12.026 e 999 pacientes. Usando a imagem retiniana, o Google diz que em 70% dos casos previu com precisão qual paciente dentro de cinco anos experimentaria um ataque cardíaco ou outro evento cardiovascular importante.

A pesquisa veio a público com o artigo Previsão de fatores de risco cardiovasculares com base em imagens de retina via deep learning” (em tradução livre) publicado na Nature Biomedical Engineering, uma revista médica on-line. A revista afirma que esse método é tão preciso como avaliar a predisposição de doenças cardiovasculares através de medidas mais invasivas como perfurar uma veia para coletar sangue.

Mas, o Google adverte que é necessário fazer mais pesquisas e, segundo o estudo, a exatidão das informações não dispensa a avaliação de um médico.

Resultado surpresaLily Peng, médica e pesquisadora principal do projeto, conta que o resultado foi uma surpresa. Na verdade, sua equipe estava trabalhando na previsão de doença ocular, quando então ela expandiu o exercício pedindo ao modelo para imagem prever se a pessoa era fumante ou tinha sinais de problemas de pressão arterial. “A possibilidade de prever o risco de um ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral foi um ramo da pesquisa original”, observa.

*Com informações do USA Today

Nome do artigo: Prediction of cardiovascular risk factors from retinal fundus photographs via deep learning

Link do estudo: https://www.nature.com/articles/s41551-018-0195-0.epdf?author_access_token=YWBi0EzCgfAVb_S540xl-tRgN0jAjWel9jnR3ZoTv0OMsbBDq-7d5VZef-dAA8S4kHGY_hXONc93gwXXjuO908b_ruUDVkgB5jW3RnvvRdLFLmvpTsPku5cXZoTEtr09fPvTK40ZbWzpoOGfLab-NA%3D%3D

Compartilhe

Notícias relacionadas

Blog
Mudança na natureza jurídica da ANPD fortalece aplicação da LGPD
Por Edilma Rodrigues A Medida Provisória (MPV) nº 1.124, de 13 de junho de 2022 assinada pelo...
Blog
Mercado Pago usa tecnologia de segurança da Mastercard para criptos
A carteira digital do Mercado Livre, o Mercado Pago, vai usar
Blog
Ant Group lança banco digital para micro, pequenas e médias empresas em Singapura
O ANEXT Bank, banco digital de atacado de Singapura e parte do Ant Group, anunciou...
Blog
Cetelem vai reduzir 6 mil toneladas de CO² com emissão de cartões reciclados
O Banco Cetelem Brasil emitiu cerca de 370 mil cartões de plástico reciclado, desde o...

Assine o CANTAnews

Não perca a oportunidade de saber todas as atualizações do mercado, diretamente no seu e-mail

plugins premium WordPress
Scroll to Top