Marcando uma nova era de diagnóstico por software, a Agência de Saúde dos EUA, (FDA, na sigla em inglês) deu permissão a uma empresa chamada IDx para comercializar um dispositivo de diagnóstico para oftalmologia com tecnologia baseada em Inteligência Artificial.
O que ele faz: o software foi projetado para detectar o nível mais grave de retinopatia diabética, doença que causa perda de visão e afeta 30 milhões de pessoas nos EUA. A doença ocorre quando o alto nível de açúcar no sangue danifica os vasos sanguíneos da retina.
Como funciona: O programa usa um algoritmo de IA para analisar imagens do olho adulto tiradas com uma câmera especial da retina. Um médico faz o upload das imagens para um servidor em nuvem, e o software entrega um resultado positivo ou negativo.
Nenhum especialista é necessário: a FDA recentemente liberou o software baseado em IA para ajudar a detectar o Acidente Vascular Cerebral também. Mas a agência diz que este é o primeiro dispositivo autorizado a fornecer uma decisão de diagnóstico sem a necessidade de um médico especializado para interpretar a imagem ou os resultados.
Um olhar para o futuro: em uma série de tweets nesta terça-feira (11), o comissário do FDA, Scott Gottlieb, insinuou que mais dispositivos de inteligência artificial poderiam obter o selo de aprovação da agência em breve.
Gottlieb disse que o FDA está tomando medidas para promover a inovação e apoiar o uso de dispositivos médicos baseados em inteligência artificial. Se você é médico, não fique preocupado: diagnósticos de IA provavelmente não substituirão médicos ou outros profissionais de saúde tão cedo.