nota4

Sistema de AI chinês diagnostica câncer de próstata tão bem quanto um patologista

Durante o Congresso da Associação Europeia de Urologia, que aconteceu em Copenhague, na Dinamarca, entre 16 e 20 de março, pesquisadores chineses apresentaram um sistema de inteligência artificial que pode diagnosticar amostras de próstata cancerígenas com os mesmos níveis de precisão de um patologista. Isso não vai substituir um patologista humano, disse Hongqian Guo, que liderou a pesquisa. Ainda precisamos de um patologista experiente para assumir a responsabilidade pelo diagnóstico final. O que isso fará é ajudar os patologistas a fazer diagnósticos melhores e mais rápidos.

O sistema também pode ajudar a superar a escassez de patologistas especializados e, a longo prazo, levar ao diagnóstico de próstata automatizado ou parcialmente automatizado, visto que a confirmação de um diagnóstico de câncer de próstata normalmente exige que uma amostra de biópsia seja examinada por um patologista.

Para realizar o estudo, o grupo de Guo usou 918 amostras de próstata de 283 pacientes que alimentou um sistema de inteligência artificial. As imagens de patologia foram subdivididas em 40.000 amostras menores, das quais 30.000 foram usadas para treinar o sistema, enquanto as 10.000 restantes foram usadas para testar a precisão.

Os resultados apresentaram diagnóstico preciso em 99,38% dos casos, utilizando um patologista humano como padrão. O sistema foi programado para aprender e melhorar gradualmente a forma como interpretava as amostras. Nossos resultados mostram que os diagnósticos do sistema AI relatados estavam em um nível comparável ao de um patologista, disse Guo.

Até agora, os sistemas automatizados tinham valor clínico limitado. Acreditamos que este é o primeiro sistema automatizado a oferecer um relatório preciso e diagnóstico de câncer de próstata. A curto prazo, isso pode oferecer rendimento mais rápido, além de maior consistência no diagnóstico de câncer de patologista para patologista, hospital para hospital, de um país para outro país, disse Guo.

É importante que a detecção e o diagnóstico do câncer aproveitem essas inovações. Este é um trabalho interessante que mostra como a inteligência artificial entrará cada vez mais na prática clínica, disse Rodolfo Montironi, professor de patologia da Universidade Politécnica dos Marques, Ancona, Itália. Isso pode ser muito útil em algumas áreas onde há falta de patologistas especializados. Como toda a automação, isso levará a menor dependência da experiência humana, mas precisamos garantir que as decisões finais sobre o tratamento permaneçam com um patologista capacitado.

*Com informações do site Science Business

Compartilhe

Notícias relacionadas

Blog
Mudança na natureza jurídica da ANPD fortalece aplicação da LGPD
Por Edilma Rodrigues A Medida Provisória (MPV) nº 1.124, de 13 de junho de 2022 assinada pelo...
Blog
Mercado Pago usa tecnologia de segurança da Mastercard para criptos
A carteira digital do Mercado Livre, o Mercado Pago, vai usar
Blog
Ant Group lança banco digital para micro, pequenas e médias empresas em Singapura
O ANEXT Bank, banco digital de atacado de Singapura e parte do Ant Group, anunciou...
Blog
Cetelem vai reduzir 6 mil toneladas de CO² com emissão de cartões reciclados
O Banco Cetelem Brasil emitiu cerca de 370 mil cartões de plástico reciclado, desde o...

Assine o CANTAnews

Não perca a oportunidade de saber todas as atualizações do mercado, diretamente no seu e-mail

plugins premium WordPress
Scroll to Top